fbpx

Semana Literária

A programação da Semana Literária movimentou a comunidade educativa do Colégio Mãe de Deus, entre os dias 9 e 13 de maio.

A abertura da Semana Literária aconteceu no auditório do Colégio, no dia 9, com a presença do Sr. Elefante, mascote da Plataforma Elefante Letrado. Neste mesmo dia, foi realizada a contação da história do livro “A ponte”, do autor Eliandro Rocha, voltada para a educação infantil. As crianças adoraram o momento e, principalmente a visita do personagem que de maneira leve e divertida interagiu com a história.

No segundo dia, recebemos o autor e ilustrador Carlos Augusto Pessoa Brum, o “Cadu dos Livros”. Com criatividade, Cadu apresentou aos alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental, seu livro “O universo das rimas imaginárias”.  E para os alunos do 5º ano dos anos iniciais, o autor apresentou o livro “Cadu descobre o Brasil”, que conta a história do país através de suas 27 unidades federativas, unindo fatos históricos de uma forma lúdica e divertida com a ajuda de seu amigo imaginário Pino.

Dando vida ao imaginário dos leitores, Cadu foi criando personagens fictícios para as histórias, desenhando no papel a partir de sugestões dos alunos, que participaram com entusiasmo e motivação. Foi um momento especial, onde os leitores foram envolvidos ao universo de possibilidades que a leitura proporciona.

O escritor, ilustrador e cartunista Pedro Leite apresentou na quarta-feira, dia 11, aos alunos dos 3º e 4º anos iniciais do Ensino Fundamental, os livros da coleção Sofia e Otto. Na obra, “Sofia e Otto: conhecendo Porto Alegre”, Pedro contou, através de ilustrações criativas com riqueza de detalhes, as aventuras dos personagens para visitar os vários lugares de Porto Alegre. Apresentou um pouco da história da capital dos gaúchos, os principais pontos turísticos e curiosidades, com o objetivo de entender porque Porto Alegre tem esse nome tão especial. Já no segundo livro, “A imigração italiana no Rio Grande do Sul”, Otto e Sofia passam a entender a história de superação e esforço que foi a vinda dos imigrantes italianos para o Brasil, em especial os que migraram para a serra gaúcha. Descobriram com eles, como a cultura italiana foi essencial para a construção da identidade do povo gaúcho.  Os leitores participaram ativamente da apresentação, fazendo perguntas sobre os livros e reconhecendo nos desenhos, os detalhes e as curiosidades representadas através das histórias de Sofia e Otto.

No penúltimo dia da Semana Literária, os alunos do 8º ano do ensino fundamental II, tiveram a oportunidade de conversar com o escritor Dionisio Jacob, autor do livro “O Hipnótico Berlioz”, leitura trabalhada neste primeiro trimestre. Em uma live, os leitores puderam tirar suas dúvidas sobre o livro, além de conhecer a trajetória do autor que participou com muita disponibilidade respondendo às perguntas e transmitindo aos estudantes, o quanto a leitura faz a diferença na formação do conhecimento.

Ainda na quinta-feira dia 12, a contadora de histórias Carmen Lima levou alegria e mexeu com o imaginário dos pequenos do 1º ano do ensino fundamental I ao contar a tortuosa trajetória da lesminha personagem do livro “Quero abraço, o que é que eu faço?”, da autora Jeanne Willis que, no desenrolar da história, entende o que bastava para ser amada.

Encerrando a Semana Literária, tivemos o encontro do Clube de Leitura, na biblioteca. O projeto desenvolvido na disciplina de língua portuguesa, estimula os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, a compartilhar experiências literárias. A leitura compartilhada foi do livro “Homem de lata” do autor Edson Lopes.

O evento proporcionou o encontro presencial e virtual com grandes autores. Todas as ações foram desenvolvidas com o objetivo de promover práticas de leitura, a partir das vivências e encontros com a literatura.

Bilíngue – Projeto Growing Beans – 1º Ano
Feira das profissões
Menu