Intervenção no contexto social através de ações realizadas pelo protagonismo juvenil.

Nas segundas acontecem a oficina do Pérolas Mirins, onde os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) D realiza atividades de contação de histórias para o SCFV A.

O Pérolas Mirins tem o objetivo de criar ações ao bem comum da Instituição, estimulando o protagonismo, a coletividade, a escuta, a iniciativa, a corresponsabilidade através da construção e sugestão de ações, projetos e atividades e com participação na execução das ações, na sua avaliação e na apropriação dos resultados.

Após a contação de história os adolescentes propõem as crianças a construção de um objeto que simboliza a história. As duas histórias já contadas foram o “João e o Pé de feijão”, onde a proposta foi de plantar uma muda de feijão e a história do “Sapo comilão” e realizaram com EVA ponteiras de lápis.

Através do Protagonismo Juvenil se cria uma ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal. É uma forma superior de educação para a cidadania não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos. É passar a mensagem da cidadania criando acontecimentos, onde o jovem ocupa uma posição de centralidade.

Desenvolvendo habilidades para o mundo do trabalho.
Projeto de vida.