SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS DE 15 A 17 ANOS

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de 15 a 17 anos, é (um programa) regulamentado pela Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) nº 109/2009, e, reordenado pela Resolução nº 01/2013.

Através de ações sociais planejadas, este serviço visa o fortalecimento de vínculos familiares, interpessoais e sociais contribuindo para o desenvolvimento integral, incentivando permanência, ingresso ou reingresso na escola bem como subsidia o usuário com conhecimentos e orientação para a escolha profissional consciente e a busca do trabalho.

As ações são sócio-educativas sendo desafiadoras com foco na convivência social (por meio da arte-cultura e esporte-lazer), estimulando a participação cidadã, criatividade, sentimento de pertença, identidade e protagonismo. Valorizam a pluralidade e a singularidade da condição juvenil e suas formas particulares de sociabilidade, sensibilizam para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social, criam oportunidades de acesso a direitos, estimulam práticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo de jovens no espaço público.

São oferecidas três modalidades, no turno da manhã e da tarde, para 36 metas com oficinas de:

COSTURA E CUSTOMIZAÇÃO

Garante o acesso às políticas públicas de Assistência Social sem discriminação de qualquer natureza gênero, etnia, credo, orientação sexual e classe social no atendimento do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos. Capacita os usuários na área de corte, costura e trabalhos manuais, desenvolvendo habilidades criativas de peças e roupas customizadas bem como uma formação integral na defesa e promoção da vida e resgate da cidadania, sendo sujeito protagonista de sua história e agente de transformação na família e comunidade em que estão inseridos.

GASTRONOMIA

Garante o acesso às políticas públicas de Assistência Social sem discriminação de qualquer natureza gênero, etnia, credo, orientação sexual e classe social no atendimento do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos. Proporciona aos usuários conhecimento e aprendizagem na preparação e manuseio de alimentos bem como uma formação integral na defesa e promoção da vida e resgate da cidadania, sendo sujeito e protagonista de sua história e agente de transformação na família e comunidade em que estão inseridos.

INFORMÁTICA

Garante o acesso às políticas públicas de Assistência Social sem discriminação de qualquer natureza gênero, etnia, credo, orientação sexual e classe social no atendimento do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos. Capacita os usuários no conhecimento da informática básica desenvolvendo diversas habilidades norteadoras para a educação e mundo do trabalho.

OFICINA DE VIVÊNCIA

Promove espaço de convivência, integração, debates, reflexões relacionadas à ética, coletividade, diversidade contribuindo na construção e exercício da cidadania, protagonismo e autonomia dos usuários através temas geradores e transversais da realidade e vivência social e familiar dos usuários que estão em processo de formação.