3ºs anos no Sítio do Sol

Na última quinta-feira, 27 de junho, os alunos dos 3ºs anos do Ensino Fundamental II viajaram até Cabreúva – SP para o Sítio do Sol. Durante a visita pedagógica, as crianças participaram literalmente de um dia de índio, aprenderam sobre a cultura dos diferentes povos indígenas, um pouco da língua e do alfabeto, a cozinhar o bijú com farinha de mandioca, atiraram com arco e flecha, fizeram esculturas com argila e aprenderam sobre as ervas medicinais.

Além disso, para que o passeio ficasse ainda mais divertido, os alunos desbravaram uma trilha na mata onde viram como é feita uma armadilha de caça e também como é o assovio dos índios para que todos escutem na aldeia. As crianças também aprenderam uma dança de boas vindas da aldeia e se deliciaram em um almoço com mandioca, milho, peixe, carne, bijú e muitas frutas.

Os alunos saíram da aldeia todos pintados, as meninas com um desenho que simboliza a sabedoria e os meninos com um que simboliza a força.

Foi uma dia repleto de aprendizados, trabalhando a consciência ecológica e o respeito com outras culturas, aprendendo na prática sobre uma parte da história de nosso país.

Festa Junina interna da Casa Azul
Nascimento de Bárbara Maix
a