A importância da alimentação nos primeiros anos de vida

Os primeiros anos da criança são os mais importantes para seu crescimento e desenvolvimento cognitivo. Metade do crescimento do cérebro ocorre até o segundo ano de vida, é nessa fase que os pontos sensoriais como tato, audição e o olfato absorvem inúmeras quantidades de sensações fazendo com que o órgão passe pelas maiores modificações cognitivas.

A alimentação é um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento das crianças, assegurando que tais mudanças possam ocorrer de forma adequada, por isso a qualidade e a quantidade de alimento que serão ingeridos, são aspectos críticos e que repercutem ao longo da vida.

Uma criança saudável e bem nutrida tem uma maior probabilidade de ser imune às deficiências e aos distúrbios nutricionais. A ingestão de alimentos com alta concentração de açúcares e gorduras nos primeiros anos de vida também está associado ao ganho de peso e de cáries nas crianças.

Desse modo, para que as crianças cresçam saudáveis e capazes de absorverem todo o aprendizado, o Colégio Puríssimo se preocupa em trazer no cardápio oferecido às crianças alimentos ricos em vitaminas e proteínas. Por trás de todos os alimentos oferecidos em nossa Casa Azul, há uma nutricionista responsável por adequar os alimentos para cada idade, auxiliando no desenvolvimento completo de cada criança.

A professora do Maternal II, Daiane Marcolino, cuida com carinho e afeto dos alunos que chegam ainda bebês e se desenvolvem integralmente ao longo do ano, de modo que a alimentação é um dos pilares importantes para o crescimento das crianças.

Fala, tia Dai:

“A primeira infância é a idade em que os pais apresentam às crianças novos alimentos e sabores. Esse é o momento ideal para associar o gosto da comida saudável ao paladar dos pequenos, favorecendo assim a saúde e o desenvolvimento. A escola tem um papel muito importante nesse processo, pois é parte determinante do cotidiano das crianças.

Nós, do Colégio Puríssimo, procuramos sempre privilegiar uma dieta balanceada e de origem vegetal, uma atenção que os pais devem ter com os pequenos na hora das refeições, pois não podemos ignorar o perigo da vasta oferta de alimentos industrializados, cheio de aditivos e conservantes de “aroma natural”. O famoso glucídio, que esta presente na maior parte desses itens, são um perigo para saúde das crianças e também dos adultos em geral.

Costumo oferecer aos meus alunos uma alimentação de forma lúdica, transformando o momento das refeições em um prazer associado à bons alimentos. Um trabalho que se consolida com os pais em casa. Hoje, com toda informação, é mais fácil cometer acertos do que erros, pelo amor dos pequenos.”

1ºs anos no Ecologic Park
Prova de Mérito 6º ano – Oficinas
a