O uso das tecnologias no aprendizado do Ensino Fundamental I

A tecnologia vem como forma de auxiliar no ensino-aprendizagem. Os recursos que podem ser utilizados trazem melhorias efetivas para a escola e tornam as aulas mais dinâmicas.

 A atual geração de alunos, nascida em meio à era digital possui uma maior facilidade com o ensino híbrido, porém, o envolvimento dos pais na educação dos filhos, é de grande importância para o sucesso dos alunos. Desse modo, envolver os familiares nas mudanças tecnológicas do colégio, é um passo fundamental.

Aqui no Colégio Puríssimo, o Ensino Fundamental I utiliza a tecnologia como auxílio no aprendizado, reforçando ensinamentos dados em sala de aula, tornando a aula mais dinâmica e fácil de ser compreendida. Para entender como essa prática funciona, a coordenadora do segmento, Valeria Penteado, explica sobre o uso de aplicativos e jogos educativos digitais.

Fala, Val!

Os alunos atuais fazem parte de uma nova geração e são denominados “nativos digitais”, ou seja, crianças que nasceram num tempo em que a tecnologia digital é capaz de se fazer presente em diversos contextos e espaços, permitindo uma conexão por redes. Essa nova geração apresenta grande habilidade com a tecnologia, tendo acesso a muitas informações e interações, traz consigo novas necessidades em relação à educação, por isso, as escolas precisam se adequar a essa nova demanda.

No Colégio Puríssimo, desenvolvemos com os alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais) um trabalho interdisciplinar, onde a tecnologia se faz presente de forma contextualizada, possibilitando aos alunos o protagonismo na aprendizagem.

Além dos jogos educativos que favorecem o raciocínio lógico, a coordenação motora e a construção da escrita, outros recursos, jogos e aplicativos são utilizados pelas professoras para o enriquecimento de suas aulas. O Google apresenta muitos recursos que podem ser utilizados pelos alunos: pesquisa; digitação de textos (Google Docs); elaboração de planilhas e gráficos na matemática (Google Planilhas); criação de apresentações (Google Apresentações); visualização tridimensional do Globo terrestre e locais específicos (Google Earth); elaboração de formulários para pesquisas (Google Form); e criação de sites para divulgar um conhecimento (Google Sites).

Os aplicativos como o Kahoot e Socrative permitem que os alunos criem “Quis” e o compartilhe com seus colegas, unindo pesquisa, elaboração de questões e respostas, organização de ideias, desenvolvimento da criatividade e consequentemente um aprendizado divertido e significativo.

Neste ano, após pesquisas e estudos sobre as características da cidade de Rio Claro, dos casarões antigos, do comércio, das ruas, avenidas e organização urbana, os alunos dos terceiros anos construíram no Minecraft a representação de suas aprendizagens. O Minecraft ajuda a estimular e desenvolver habilidades de coordenação, criatividade, autonomia, estratégia e construção, contribuindo positivamente para a elaboração de um texto e atenção para detalhes de uma situação-problema.

Precisamos acompanhar as mudanças que ocorrem em nossa sociedade, para isso, faz-se necessário utilizar a tecnologia (Smart tv,  tablets, celulares, Ipads, laptop, computadores, entre outros)  qualitativamente, sem excessos e de forma contextualizada ao trabalho desenvolvido em sala de aula.

Entrega de medalhas e certificados
Encerramento das Oficinas – 2º semestre
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