O esporte na infância

A infância é o momento perfeito para praticar esportes! Você sabe o por quê?

É na infância que nosso corpo recebe os primeiros estímulos que contribuirão para o nosso desenvolvimento. Nos primeiros anos de vida as crianças trabalham as coordenações motoras e intelectuais que farão parte do crescimento.

Ao praticar uma atividade física, a criança desenvolve a liderança, o trabalho em equipe, a socialização, o convívio com as regras, abandona o sedentarismo, o que contribui para evitar a obesidade, trabalha a postura e o sistema cardiocirculatório, aumenta o foco e a concentração, além do desenvolvimento motor e cognitivo.

Além disso, praticar esportes ainda na infância facilita a prática na vida adulta, uma vez que nosso corpo guarda os movimentos e se acostuma aos estímulos esportivos, de modo que o esporte desenvolve a criança para o futuro.

Aqui no Colégio, as crianças são inseridas em atividades esportivas desde o Maternal I até o 3º ano do Ensino Médio. O professor de Educação Física, Luís Claudio Sciamana, trabalha com as crianças da Casa Azul diversas atividades, jogos e brincadeiras esportivas, respeitando a faixa etária e as limitações de cada um, porém, sempre buscando os benefícios da prática.

Fala tio Lú:

“A atividade física contribui de maneira extremamente positiva na formação das crianças desde os primeiros anos de vida. Através do “brincar” a criança explora seu corpo, o meio e desenvolve laços afetivos,  compartilhando objetos e brinquedos variados.

As  brincadeiras e jogos podem ser muito diversificadas, explorando habilidades motoras como correr, saltar, andar e capacidades físicas como equilíbrio, coordenação motora ampla e agilidade. No início as brincadeiras/jogos possuem poucas regras, para melhor fixação e compreensão dos pequenos. Nos anos finais da Educação Infantil e no início do Ensino Fundamental vão ganhando novas regras e possibilidades que fazem com que os alunos desenvolvam também senso coletivo, estratégia, liderança, resiliência e respeito ao outro e à suas diferenças!

Acompanhar estas descobertas e o  desenvolvimento integral das crianças é mágico e espetacular!”.    

Início das Oficinas para os 6ºs anos
Manhã de Integração da APM
a