Volume 7 da Revista Eletrônica Materializando Conhecimentos

O acelerado mundo da comunicação e a facilidade de acesso a uma gama, gigantesca, de informações, a que os estudantes têm entrada, cotidianamente, via internet, fez com que a escola modificasse seus processos metodológicos.

Nesse sentido, um dos desafios da escola, hoje, é o de formar pessoas capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Ao contrário de outrora, quando o importante era apenas saber o conhecimento, hoje, penso que o importante é “dominar o desconhecimento”, ou seja, estando diante de um problema para o qual ele não tem a resposta pronta, o profissional deve saber buscar o conhecimento pertinente e, quando não disponível, saber encontrar, ele próprio, as respostas por meio de pesquisa.

A intencionalidade de nosso colégio é de formar cidadãos conscientes de suas capacidades e conhecedores da complexidade da sociedade em que vivem. Pessoas capazes de apontar novos caminhos para a sociedade. Caminhos para a construção de uma nova sociedade, com certeza, desejada por todos os seres humanos e quiçá pelos demais seres da natureza planetária. Uma sociedade que promova a vida de todos os seres humanos e da natureza, que suscite um ambiente de segurança e de bem viver, que gere o respeito pelas individualidades e o cuidado com o bem comum.

Para que este processo aconteça, as atividades, curriculares ou não, voltadas para a solução de problemas e para o conhecimento científico, histórico e cultural da realidade, tornam-se importantes instrumentos para a formação dos nossos estudantes.

É nessa perspectiva que a inserção do aluno, de Ensino Médio, em projetos de pesquisa torna-se um instrumento valioso de base para que, no ensino superior ou na sua qualificação técnica profissional, possa aprimorar as qualidades desejadas em sua vida profissional, bem como para estimular e para iniciar a formação daqueles mais vocacionados para a pesquisa.

Para desenvolver um projeto de pesquisa, é necessário buscar o conhecimento existente na área, formular o problema e o modo de enfrentá-lo, coletar e analisar dados e tirar conclusões. Aprende-se a lidar com o desconhecido e a encontrar novos conhecimentos. Ao mesmo tempo, aprende-se a analisar a realidade e a colocar-se nela como agente de transformação, modificando-a.

Esta revista é o resultado do olhar de jovens alunos, da 3ª série do Ensino Médio, sobre diferentes problemáticas sociais de seu cotidiano e de uma busca curiosa de conhecimento dos saberes, historicamente construídos, na ânsia de que esses saberes possam dar respostas, com cientificidade, a seus questionamentos. E mais ainda, buscam nestes conhecimentos uma ajuda para explicar cientificamente o que estão vendo nessa problemática analisada para propor novos olhares interventivos a esses problemas, na ânsia de buscar aliados para resolvê-los, fazendo deste mundo um lugar melhor de se viver.

Nesta edição as temáticas abordadas versam sobre: preconceito, trabalho infantil, hacktivismo e cybercultura, geopolítica e literatura infantil. Temas que valem à pena serem lidos e discutidos. Trabalhos que têm o seu reconhecimento e o seu valor, não somente pelo esforço e pelo compromisso com o conhecimento cientifico, mas também porque refletem a maneira de ver o mundo do estudante finalista deste Colégio, sua criticidade, seus valores e seu conteúdo. E não deixa de ser também uma oportunidade que a escola dá ao aluno de expor seu trabalho aos demais membros desta comunidade escolar e ao mundo, por meio da internet.

É a escola, ressignificando o seu processo de ensinar e aprender. É o estudante, aprendendo com significado e protagonizando o seu caminho de aprendizado.
Tenham, todos, uma boa leitura!

Salete Salvalaggio
Coordenadora pedagógica