Que o origami é uma arte linda e curiosa, todo mundo já sabe. Mas e se nós te disséssemos que além disso, ele faz referência às matérias dadas na Escola, enquanto agrega um montão de benefícios para quem faz? Até deu vontade de sair produzindo, né?!

Nossos alunos já conhecem e amam as técnicas, e em sala de aula, criaram marcadores de página com origami, fazendo diferentes personagens. E hoje, vamos dividir com você como fazer, assim seu tempo livre vai ficar mais leve e criativo! Então já pega o papel e vamos nos divertir!

Nós vamos precisar de:
>> 1 folha A4 da cor que desejar (varia de acordo com o personagem que você quer fazer);
>> Retalhos de papel colorido (opcional, dependendo do personagem desejado);
>> 1 tesoura sem ponta pequena;
>> Lápis de cor, ou canetinhas hidrocor para os detalhes do personagem;
>> Criatividade e paciência.

Resultados

Aprecie os marcadores feitos pelos nossos incríveis e maravilhosos alunos:

A história

O origami se originou no Japão, e se trata de um conjunto de técnicas que permitem formar figuras utilizando papel, fazendo dobras. Origami, significa, de forma literal, “dobrar papel”, e no tempo antigo era uma atividade praticada pelos nobres e ricos, devido ao custo alto do papel.

Os benefícios

Além de ser um lazer diferenciado, o origami também proporciona novas técnicas para o desenvolvimento de habilidades manuais, talento e autoconfiança. E tem mais: para todas as idades, é uma excelente ferramenta no ensino de matemática, já que os seus vincos facilitam a visualização das formas geométricas, funcionando como um suporte em sala de aula.

Realizar esse tipo de atividade manual ajuda no processo de maturidade no cérebro dos menores, já que a coordenação exige o uso dos dois hemisférios cerebrais. Além disso, quem faz origami, recebe incentivo à imaginação, desenvolve a destreza manual e a coordenação das mãos com os olhos, aumenta sua paciência, melhora a memória, e compreende melhor os conceitos espaciais.

A relação com as matérias de sala de aula

Engana-se quem pensa que o origami só se relaciona com a matemática, por ser um conjunto de formas geométricas. Também é possível associar a outras matérias, como:

>> História, através do desenvolvimento da consciência e valorização de outras culturas;
>> Ciências, através da confecção de plantas, animais e insetos e o uso de papeis reciclados;
>> Artes, por meio do desenvolvimento da criatividade e da imaginação.

Fontes:
http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/viewFile/6756/3835
https://www.portaleducacao.com.br/
https://www.kumon.pt/