Os estudos de campo são fundamentais para que os alunos possam vivenciar o aprendizado de forma prática e envolvente. Ao sair do ambiente escolar e explorar o mundo real, os estudantes têm a oportunidade de observar, investigar e compreender fenômenos científicos diretamente em seus contextos naturais.

Foi por isso que os estudantes do 5º ano da escola São Benedito, acompanhados pelas professoras Alessandra Nogueira, Janaína Mule, Natali Gomes e pela Coordenadora Pedagógica, Camila Vidart, realizaram uma visita técnica à primeira usina termoelétrica da região, que foi fundada na década de 50 e está localizada no município de Candiota. As turmas foram recebidas por Diego Castêncio, supervisor do Centro Cultural, Paola Nogueira, do setor administrativo, e André Barreto, estagiário, que apresentaram as instalações, responderam às perguntas e explicaram as funções de cada espaço.

Durante essa enriquecedora experiência, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre eletricidade as diferentes formas de geração de energia. A visita proporcionou uma compreensão prática dos processos envolvidos na produção de energia, complementando os estudos realizados em sala de aula. Segundo as professoras:

Um dos locais visitados, foi um espaço onde funcionava um antigo hotel, que atualmente abriga maquetes das usinas em funcionamento na cidade de Candiota. Neste espaço, fomos recebidos pelos engenheiros Leandro Heck e Cristiano Cougo, que nos apresentaram as maquetes das usinas termoelétricas, fazendo toda a explicação de como ocorre o processo de produção em cada fase. Eles também ressaltaram processos químicos e o porquê das usinas se localizarem naquele município.

A experiência constituirá uma referência para a elaboração dos projetos que serão desenvolvidos para a Feira de Ciências de 2024, e não só enriqueceu o conhecimento técnico dos alunos sobre eletricidade e geração de energia, como também despertou neles um entusiasmo renovado pelo aprendizado científico. A interação direta com profissionais da área e a exploração de um marco histórico proporcionaram uma experiência educacional inspiradora.

Turma 51:

Turma 52:

Turma 53: