Nos ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL é oportunizado:
a) a vivência dos valores humanos;
b) o desenvolvimento integral do educando;
c) a construção de conhecimentos básicos, sistematizados e significativos;
d) o domínio de instrumentos de compreensão crítica da realidade, da natureza, da auto expressão e da comunicação social;
e) a formação de uma consciência social, crítica, solidária e democrática;
f) a formação para a cidadania, a integração e a participação na convivência humana colaborando nas alternativas de sustentabilidade do Planeta;
g) a consciência de si mesmo como ser social, que busque a solidariedade, aceite e compreenda suas próprias limitações;
h) o desenvolvimento da sua autonomia como ser dialógico, estabelecendo relações de reciprocidade com os outros;
i) o desenvolvimento das habilidades e competências dentro das diferentes áreas do conhecimento;
j) a construção do espírito investigativo através de experiências, formulação de hipóteses e pesquisas;
l) o desenvolvimento da capacidade de pensar, criar, produzir, criticar e fazer história;
m) o respeito às diferenças étnicas, de gênero, culturais, sociais e religiosas;
n) o cultivo de uma relação com o Transcendente, estabelecendo vínculos com os outros e desenvolvendo uma ética do cuidado.