111 anos do Educandário

Criação do logo Comemorativo 111 anos

 

¨Me movo como educador, porque, primeiro me movo como gente¨.
Paulo Freire

O Educandário São José do Belém completa, na quinta-feira, dia 23, 111 anos de existência. Para comemorar o aniversário do estabelecimento, foi realizada uma programação especial com educandos, educadores, Irmãs e a comunidade em geral.

A instituição, que fica localizada no bairro do Belenzinho, é reconhecida pelo trabalho de qualidade e por construir, aos educandos e educandas, valores como o respeito, a responsabilidade, o patriotismo e o civismo, sempre com base na pedagogia da Bem-Aventurada Bárbara Maix, em defender e proteger a vida.

Educadores, em suas atividades pedagógicas, falaram sobre a trajetória da instituição e destacaram a importância do estabelecimento ao longo da vida. Durante as atividades, um Quebra-cabeça que tinha como objetivo recordar as memórias dos espaços utilizados pelos educandos; Caça ao tesouro que teve como finalidade explorar a sensibilização das crianças e adolescentes entre si, no que diz respeito à partilha de objetos encontrados; a “Árvore dos valores” que propôs ampliar os valores aprendidos no seio familiar e praticados em nosso espaço de convivência, respeito às diferenças, solidariedade, amor ao próximo, ética, fortalecimento de vínculos, construir valores e expandi-los uns com os outros e, por último, o Quiz (show de perguntas e respostas) para estimular as lembranças e recuperar todo o aprendizado adquirido ao longo das rodas de conversas.

Em atividades, como a oficina de informática, os educandos com os educadores confeccionaram um panfleto divulgando as atividades de férias e a história do educandário para distribuir aos parceiros da comunidade que apoiam o nosso serviço que tem mais de um século de existência com uma nobre missão: transformar vidas.

Em fevereiro, a unidade promoverá uma programação de acolhimento em comemoração ao retorno das atividades letivas do ano de 2020, juntamente com a comemoração dos 111 anos de lutas, conquistas, valores humanos, cristãos e muita esperança para a vida das crianças, dos jovens e adultos.

Nas palavras do educador social, Robert Conceição, as atividades promovidas no espaço puderam recuperar a história de um espaço que mudou a vida de muitas pessoas.

Segundo a educadora social, Priscila Dias, o mês de férias, no Educandário, foi especial devido às inúmeras atividades físicas, psicomotoras, cooperativas, protagonistas e muito aprendizado para além do espaço.

 

Vejam as fotos com algumas atividades realizadas:

 

No tour realizado pelo bairro, as crianças e adolescentes cantaram um trecho do Hino à São José, uma linda e singela homenagem, confiram e aproveitem para se inscrever no nosso canal 😉