7 de Setembro – uma reflexão crítico social

O Educandário São José do Belém promove ação
Crítico social sobre a letra do Hino Nacional Brasileiro.

A Semana da Pátria no querido Educandário São José do Belém foi marcada pelo resgate dos vocabulários rebuscados da letra do Hino (poesia parnasiana), possibilitando a oportunidade dos colaboradores, educandos(as) e famílias assistidas compreender os conceitos “Plácidas, Brado, Retumbante, floral, América, Idolatrada, Penhor”, entre tantos outros dialogados com uma reflexão crítico social. Isto é que Heróis e Heroínas foram e são importantes para a construção desse “solo és mãe gentil?”.  Por que o Brasil é um país tão rico e tão pobre ao mesmo tempo? Foi D. Pedro I, que a partir dos dizeres “ Independência ou Morte”, as margens do Rio Ipiranga, em 1822, marcou a ruptura do Brasil com Portugal? O que de fato aconteceu desde os anos 1500?

Muito mais do que despertar sentimento de patriotismo, as diversas atividades realizadas desde o início da semana tiveram o intuito de trazer uma reflexão e, muito mais do que fortalecer os motivos e razões que fazem da data algo a ser celebrado, buscamos proporcionar a todos e todas envolvidos (as), uma reflexão sobre que tipo de independência gostaríamos de ter em nosso país. Que tipo de independência tornaria a nossa pátria cada vez mais humana, igualitária, heroica para os brasileiros e brasileiras?!.

Sendo assim, o grito da independência culminou com o grito dos excluídos (as), a ideia nasceu em 1994 como uma proposta, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos e entidades, igrejas e movimentos sociais engajados com a causa dos excluídos. Em 1995 teve seu primeiro grito com o tema “A vida em primeiro lugar”. Este grito aconteceu em mais de 170 cidades e teve como símbolo de protesto uma panela vazia.

ATIVIDADES
Um cronograma de ações foi construído pelos educadores (as) para que todos tivessem, durante esta semana, um engajamento com a data cívica. “Celebrar a Semana da Pátria é uma oportunidade para ascender nos corações de cada brasileiro(a) o desejo de se dedicar a complexa tarefa de qualificar nossa cultura e, nossas crianças são as que, de fato, tem a possibilidade de transformar nosso país de forma justa e mais humana.

Assistam o vídeo preparado com muito carinho para esta data:

 

Colaboradores promovem atividades do Setembro Amarelo
Reconto da História: Medo do Escuro