As mãos que Educam são as mãos que Transformam o mundo!

Neste mês missionário, o Educandário São José do Belém assumiu a missão de promover a Festa da Família, acolher as famílias no espaço que gesta diariamente: a vida.

Os meses de agosto e setembro, no querido Edu, foi bastante movimentado, movimento este que procurou construir com as crianças/adolescentes ações educativas que recuperasse o valor cívico, o valor da cidadania, do respeito, da vida, da dignidade e sobretudo o valor da Família nos princípios e valores de Jesus cristo que nos diz em Mateus 7:24-25: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram os rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha”.

As atividades, nas diferentes oficinas, propôs uma profunda reflexão sobre a importância do papel da família construção de identidade de nossas crianças, trazendo também a importância de respeitar as diferentes composições familiares, ressaltando sobretudo o cuidar, o brincar e o educar para a emancipação de nossas crianças e adolescentes.

Em nossas apresentações, tivemos a participação do Projeto Mãos que constrói cidadania, o grupo coordenado pela Irmã Therezinha e a Prof. Eliane, publicitou a comunidade, por meio de um desfile, as roupas confeccionadas pelas alunas do projeto com ajuda das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de

Vínculos trazendo nos discursos o valor da infância e a valorização do trabalho realizado com muito zelo e profissionalismo das alunas envolvidas.

Em seguida, o serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos das crianças e adolescentes promoveu outro desfile para conscientizar as famílias e comunidade a importância de uma educação sustentável, os educandos e as educandas desfilaram com roupas de papel, materiais que muitas vezes são jogados no lixo, trazendo uma necessidade urgente de mudanças de hábitos e valores, as educadoras responsáveis, Rosa Chohfi e Rosa Marques , no desfile, narraram a importância de valorizar a infância e a protegê-la como assegura o ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente.

Adiante, as turmas Rubis, Pérolas, Cristais e Diamantes, num movimento de construção e valorização a família, preparam atividades que fossem de encontro com o resgate do valor a família.

A educadora Elisângela ensaiou com os pequeninos uma coreografia e um teatro que mostrou às famílias da importância de seu papel.

As turmas Pérolas com a educadora Priscila Dias ensaiaram uma coreografia que tinha como fundamento agradecer aos pais/familiares o apoio incondicional de não desistirem da vida e de acreditar em novos tempos.

As turmas Cristais, educador Robert Conceição, preparou com sua turma uma sequência de coreografias que revelava como é essencial para a vida, plantar a Semente do Amor em tudo e em cada gesto realizado.

As turmas Diamante manhã e tarde, com o educador Victor Erick, nos mostraram em forma de fantoches e em forma de música, situações do dia a dia dentro da família e convivência, mostrando que “Família é tudo o que temos em nós, viver, conviver e aprender a desatar os nós”.

Por fim, no decorrer das atividades, a comunidade ia chegando, entre eles, os padres Mauro e Marcelo Maróstica da Paróquia São José do Belém, além de prestigiar a festa, deram as bênçãos às famílias a todos presentes!

Já estamos na expectativa desse novo encontro para o ano que vem, estreitando os laços e sentindo aquela proximidade de olhar nos olhos, abraçar e sentir o pulsar de cada membro da nossa família!

Obrigado a todos pela participação!

 

Quer fazer algo para promover a paz mundial? Vá para casa e AME a sua família.

Madre Teresa de Calcutá