Encontro das Unidades Socioassistenciais SP-RJ – Cuidando do Cuidador

No dia 30 de junho de 2017 os educadores e colaboradores das unidades Educandário São José do Belém e Instituto Imaculado Coração de Maria, realizaram um encontro no local: Rua Teixeira Junior nº 80 – Rio de Janeiro.

A irmã Maria Bernadete Macarini, coordenadora das unidades Socioassistenciais fez a abertura do encontro com o tema: Gestão da emoção. Cuidando do cuidador.

Iniciamos o dia com um momento de oração organizado e conduzido pelos educadores do Educandário São José do Belém, homenageando a fundadora da Congregação ICM – Bárbara Maíx.

Os educadores Victor Erick Benisse e Robert Fernandes foram os responsáveis por animar o grupo com belíssimas músicas.

A palestrante Rosana Schoeffer, iniciou com uma dinâmica no qual o objetivo era gestar as emoções do cuidador. Após o café a palestrante fez uma dinâmica em duplas onde nos questionou como foi servir e ser servido, estimulou que um perguntasse para o outro, assuntos que afligiram as emoções exigindo a busca em nosso inconsciente. As duplas foram modificadas desenvolvendo no momento o desapego, a perda e a aceitação da mudança.

O dia foi muito dinâmico, alegre e descontraído. Após o almoço os educadores do Educandário São José do Belém fizeram uma belíssima homenagem a irmã Mirian Kolling com projeções de fotos dos locais onde fez sua missão de animação com canto e liturgia.

A palestrante deu continuidade na dinâmica pedindo que cada participante falasse o seu nome e uma palavra que resumisse o encontro. Depois foram formados 8 grupos que se reuniram e formaram uma frase com as palavras ditas anteriormente. Na sequência foi pedido a elaboração de uma música e coreografia com a mesma frase, podendo o grupo se caracterizar.

Fomos parabenizados com as palavras da palestrante Rosana, que nós educadores e colaboradores das unidades somos muito criativos e capazes de realizar um bom trabalho com cada criança e adolescentes que ali estão todos os dias.

Finalizando seu trabalho, Rosana propôs a fazermos um círculo com os braços entrelaçados onde cada um pode manifestar seu agradecimento pessoal.

Em seguida a irmã Bernadete sugeriu que os trabalhos que estão sendo realizados em cada unidade, fossem ali comentados para que assim fosse possível fazer a troca de experiências.

O encontro foi muito gratificante e produtivo, abriu novos horizontes, foi um momento significante de reflexão e aprendizado. A única sugestão dos educadores foi de mais encontros que possibilitem e proporcionem conhecimento, renovação da missão de Bárbara e do ânimo nas unidades Socioassistenciais da rede ICM.

Só nos resta dizer: “Deus seja louvado!” e o nosso muito obrigada por essa oportunidade de fazer parte da rede ICM.

Educadores da unidade Educandário São José do Belém: Bruna Rodrigues, Victor Benisse, Robert Fernandes, Giovana, Omar, Elisangela, Melina, Rosa Marques, Rosa.

 

 

 

Divertindo a mente no Edu – 1ª Semana Recreativa
ABERTURA DO BICENTENÁRIO DE BÁRBARA MAIX