O Projeto “Do Ventre para Sempre”

O projeto Do “Ventre para Sempre” faz mobilização digital pelo combate à violência sexual de Crianças e Adolescentes…

São Paulo, 17 de junho de 2020, em atenção a Campanha 18 de Maio, ¨Faça Bonito¨,  o projeto  Do ¨Ventre para Sempre¨ , em parceria com os colaboradores da Unidade Socioassistencial, promove uma mobilização de prevenção e conscientização sobre os riscos que crianças e adolescentes correm no ambiente doméstico e, não raro, na internet.

A exploração sexual fere os direitos fundamentais, a partir do momento em que estes não estão sendo respeitados e garantidos. Além disso, a exploração sexual se coloca no campo da negação de um direito inalienável: o da soberania e autonomia sobre a vida e sobre o próprio corpo, que deve ser, acima de qualquer fato, protegido para o pleno desenvolvimento. (DOS SANTOS, 2004)

Em reunião com os educadores e direção por vídeo chamada, os educadores dialogaram as experiências em meio à pandemia e a readequação das oficinas via plataformas digitais, uma vez que o público atendido varia no âmbito familiar (pai, mãe, tio, tia, primo, prima, avós, etc.), acrescentaram ainda: – Foi um desafio repensar as atividades para as redes sociais, tivemos que ser bem mais criativos e atingir um público cada vez mais heterogêneo, grifo dos educadores sociais.

 O coordenador Pedagógico trabalhou na formação continuada a importância de atividades e programas pedagógicos com enfoque na erradicação da Exploração e abuso sexual, ressaltando também que o espaço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem um papel importante para prevenir, defender, combater qualquer ato que viole os Direitos da Infância e da Juventude.

Foi estabelecida a produção de um curta-metragem “Do Ventre para Sempre” que enfatiza os Direitos da infância e juventude, a iniciativa está inserida na agenda de promoção e disseminação dos direitos humanos em nosso espaço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, dialogando com outras oficinas, como o Espaço do Conhecimento, Arte em Movimento, Corpo e ação, Oficina da Vida, etc.

No mês de julho de 2020

Lançaremos, em primeira Mão, o material (curta- metragem) em nossas plataformas digitais com o intuito de conscientizar, mesmo em meio ao isolamento social, a comunidade que sua prática cotidiana deve se pautar pela defesa dos direitos de meninos e meninas e pelo combate à violência, tentando superar, assim, a postura que muitas vezes prevalece: a da omissão.

Ânimo, coragem! Deus vê o nosso lutar!

– Bem-Aventurada Bárbara Maix

 

Junho: mês do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria
Uma pequena Fábula…