A quarentena de um jovem

Autora: Eduarda Fraga de Jesus
Turma: 201

A quarentena de um jovem.

São incontáveis os dias em que estamos enfrentando o isolamento social, a cada dia que passa a incerteza sobre o futuro aumenta e a angústia se torna mais presente no nosso cotidiano. São dias longos e entediantes que passam e apenas nos questionamos sobre quando tudo isso irá acabar. Essa dúvida de quando vamos poder sair de casa sem se preocupar com um vírus que infelizmente já tirou milhares de vidas no mundo.

Enquanto esperamos uma notícia boa neste ano que está sendo marcado por acontecimentos trágicos, enfrentamos a quarentena e é importante destacar de que cada pessoa enfrenta esses dias difíceis de uma maneira diferente, cada um tem uma visão diferente sobre os recentes acontecimentos no mundo.

Ter a opção de ficar em casa e sair apenas quando for necessário é um privilégio. Por mais que tenha sido difícil não poder sair para outros lugares, passear, ver meus amigos, eu reconheço que estar em casa com a minha família é um verdadeiro privilégio que muitos não têm. Mesmo assim, não posso afirmar que está sendo uma experiência boa, porque não está. É agoniante, é monótono e não têm sido agradável.

A minha rotina é praticamente definida em: Estudo, assistir seriados para distração, me atualizar sobre o número de casos e ir descansar. Isso é apenas um resumo, afinal eu tenho usado muito tempo livre para refletir não somente sobre o cenário atual, mas também sobre a vida, sobre o passado e claro, sobre o futuro. Acho que ser uma pessoa que pensa demais é desgastante e não colabora com a minha saúde mental. Mas acredito que estar mentalmente estável durante essa pandemia é raro. Quem têm me ajudado a enfrentar essa quarentena é a minha família. Tenho a sorte de ter uma família que me apoia, que não me julga e compreende os problemas que adolescentes enfrentam e o quão complexa se torna a mente na nossa idade, somos muito unidos e abertos uns com os outros e temos ajudado uns aos outros durante a quarentena, dando conselhos e aproveitando para passar mais tempo juntos. Eles têm me ajudado a seguir em frente, sou extremamente grata por isso.

Sinto muita falta dos meus amigos, e mesmo que a saudade seja imensa, nós respeitamos o isolamento social pela saúde de todos e para que isso acabe mais rápido, portanto temos feito vídeo-chamadas para conversar e matar a saudade do jeito mais viável que temos agora. Às vezes passam-se horas e o assunto não acaba, mas me faz muito bem estar falando com pessoas que transmitem uma energia positiva e melhoram meu dia, mesmo de longe, mas o importante é a saúde. Quando isso acabar, quando essa situação normalizar temos diversos planos, afinal o importante é estar com aqueles que amamos, porque a vida é passageira e não podemos desperdiçar tempo dela alimentando intrigas.

Somos humanos e estamos enfrentando uma situação crítica nesse momento, mas não podemos desistir. Tem dias que a mente pesa tanto que eu fico sem ânimo para fazer nada e acabo sendo improdutiva. Acredito que muitos passem por isso também, e cuidar da nossa saúde mental é essencial para o bem-estar. É complicado colocar em palavras o que estamos sentindo nesse momento, pois são diversas sensações, pensamentos e emoções. Temos que priorizar a nossa estabilidade mental e compreender que tudo tem um limite.

Outra coisa que me incomoda é a situação que o nosso país está vivenciando, afeta direta e indiretamente as nossas vidas. Não concordo com a reabertura de comércio não essencial, não apoio a volta do futebol no Brasil mesmo com saudade do meu time. É egoísta ignorar a pandemia e fingir que está tudo bem, porque não está. São vidas. Cada vida importa, e enquanto não controlarmos essa doença não faz sentido flexibilizar tudo e desrespeitar a quarentena. A minha prima, que é uma profissional de saúde, infelizmente foi contagiada pelo vírus e relatou como foi ruim sentir na pele essa doença, felizmente ela se recuperou e está bem. É algo grave e deve ser levado a sério, não é só uma gripezinha.

Eu espero que logo tudo isso passe, porque está sendo um verdadeiro pesadelo vivenciar um ano trágico como este, e que possamos aprender como tudo isso que estamos presenciando, somos humanos e estamos sempre evoluindo, cada dia que passa é uma nova oportunidade de crescer e tomar conhecimento de coisas novas, e que sempre seja para fazer o bem.

 

Minha Quarentena
Sozinho perdido