Dicas práticas para organizar ou melhorar os momentos de estudos

Dicas práticas para organizar ou melhorar os momentos de estudos

Como organizar esses momentos de estudos:

Entenda onde você foi bem e onde precisa melhorar.
Os componentes curriculares não devem ter atenção iguais e separar essas doses é essencial para uma boa estratégia de planejamento. Lembra daquele componente que você sabe que não tem tanto domínio? Invista nele, dê um tempo extra de estudo.

Monte um cronograma:

Estudar requer comprometimento! É interessante que você tenha um guia durante esse percurso. Uma boa dica é misturar os componentes com maior dificuldade com aquelas que você tem maior afinidade. Dessa forma, você tem um equilíbrio entre aquilo que já sabe com o que precisa entender melhor!

Prepare e organize seu local de estudo:

Organize um local específico para seus estudos, que seja silencioso e com boa iluminação, separando o material necessário, como livros, cadernos, canetas, computador. Estudar em um ambiente bagunçado pode tirar sua concentração e foco. 

Peça ajuda:

Quando estudamos sozinhos, o desafio fica ainda maior. Monte grupos de estudo, leve dúvidas à sala de aula, peça ajuda aos seus pais. Você está cercado de possibilidades! Não se acanhe!

Relaxe o corpo e a mente:

De nada adianta definir um período para estudos, ter um cronograma e metas traçadas, se você não tem sua mente pronta e preparada para isso. Antes de iniciar os estudos, elimine distrações e inclua um momento para relaxar. Uma meditação rápida, poderá ajudar.

Texto de Milena Martins Longaray Garcia – estagiária de Língua Portuguesa 

Colaboração e Revisão da Coordenação Pedagógica – Miriam Rios

 

A árvore dos sentimentos.
Momento Pastoral – Páscoa