Emília visita a turma do Nível A

Neste primeiro semestre, um dos objetivos do trabalho com  a turma do Nível A é que, a partir de jogos e brincadeiras, as crianças possam construir hipóteses e conhecimentos sobre a língua escrita. E nada melhor do que iniciarmos este trabalho a partir do nome da criança, que é algo muito significativo para ela, já que carrega todo um valor afetivo.

O nome, nada mais é que um símbolo, que representa cada pessoa, identificando cada uma. Na escola, este nome representa para a criança que ela faz parte de um lugar,  de um espaço e de um grupo.

O nome é o primeiro contato gráfico, que servirá de base para o processo posterior da aquisição da linguagem escrita, contribuindo para que outras questões também sejam exploradas. Desta forma levantamos hipóteses sobre a quantidade de letras que precisamos para escrever o nome, a posição e a ordem das letras, identificando a letra inicial de cada nome próprio, relacionando-a à letra inicial dos nomes próprios dos amigos.

Acreditando na importância desse trabalho, de forma lúdica, as crianças receberam  uma visita  do Sítio do Pica Pau Amarelo, a boneca Emília, que conversou com a turma, contando que ao tomar as pílulas falantes, muita coisa aconteceu de diferente em sua vida. Uma dessas coisas, foi que aprendeu a identificar a letra inicial do seu nome, bem como a escrevê-lo.

Emília ficou sabendo que também estávamos aprendendo a identificar e a registrar nossos nomes nas atividades. Contou-nos que havia iniciado uma mágica, com nossos nomes, porém precisaria da nossa ajuda para finalizá-la.

E então, usando anilina e seguindo as orientações da Emília, a mágica aconteceu. Em cada folha Emília havia escrito o nome de um amigo ou amiga da turma.

Nossa turma adorou!

Como lembrança desta visita, ganhamos um jogo com letras de E.V.A. para ordená-las e montar nossos nomes.

Biscoitinhos de Letrinhas da Emília
Turma do Maternal faz experiência de germinação de grãos de feijão