PROJETO – Música também é Arte!

O Colégio recebeu com  muita alegria, na noite do dia 08 de novembro,  pais, familiares e amigos, que vieram prestigiar a terceira edição do projeto “Música também é Arte”, vivenciado desde o 1º trimestre, pelas turmas do 3º ano. Este projeto propôs a pesquisa e o estudo da vida e obra da cantora e compositora, gaúcha, Adriana Calcanhotto. Embora as músicas trabalhadas não sejam todas de sua autoria, a escolha por Adriana foi feita pela delicadeza e beleza das melodias das músicas escolhidas, além de nos disponibilizar as canções de seus álbuns voltados ao público infantil, como “Partimpim”, “Partimpim Dois” e “Partimpim Três”. Sem contar que Adriana Calcanhotto tem um talento incontestável.

O projeto contemplou diversos objetivos, dentre eles, a apropriação de novas músicas, além do entendimento e compreensão do que suas letras significam, bem como a possibilidade de expressão, através de trabalhos de artes plásticas (utilizando técnicas e materiais diferentes para cada música) e da escrita (utilizando diferentes tipologias de textos), que compõem o livro individual de cada criança. Também foram desenvolvidas a criatividade e expressão corporal, através de gestos e movimentos, aprimorando as habilidades musicais, como: ritmo e melodia. Não podemos deixar de mencionar a questão da ampliação do vocabulário e conhecimento de fatos regionais, os quais são retratados em algumas músicas.

As crianças estiveram entusiasmadas durante todo o processo. As etapas finais foram preciosas, pois propusemos às crianças que cantassem para que fossem filmadas, com o objetivo de tentar eternizar momentos descontraídos e felizes, que marcaram nosso ano letivo. Tantas crianças vibraram com isso, outras, superaram sua timidez, e ainda havia aquelas que tiveram que exigir mais de si mesmas, prestando mais atenção, analisando sua participação nas filmagens e se dando conta de que errar é muito normal (e até esperado) e de que muitas vezes, é preciso refazer o trabalho, assim como na vida, com as eternas idas e vindas que fazemos, até o final de vários ciclos que compõem a nossa existência. Tudo isso com respeito, tolerância, e cuidado com o outro. Houve muito aprendizado, recheado de melodia e ritmo.

 

Os convidados presentes  tiveram a oportunidade de prestigiar nossas crianças, partilhando as canções trabalhadas. Foram ao todo, treze músicas, em que todas as crianças do 3º ano se envolveram, sendo a  última, cantada em inglês, apresentando a adaptação feita pela professora Jéssica, da música “Fico assim sem você”, que ficou “It’s me without you”.

Finalizando a apresentação, os presentes foram convidados a dirigirem-se até a mesa referente à turma de cada criança, para receberem o livro confeccionado, junto com o DVD, autografado por cada um de nossos artistas, documentando a beleza do trabalho realizado.

Agradecemos a participação do professor de Música, Norberto, e da professora de Língua Inglesa, Jéssica, pelo engajamento no projeto, demonstrando a crença e o comprometimento com a Proposta Pedagógica do Colégio, na intenção de promover o desenvolvimento integral de nossos alunos. Às professoras, Gabrielle, Lúcia Helena e Rita de cássia, nosso reconhecimento pelo empenho, pela dedicação e pela disposição em dar continuidade, aperfeiçoando o projeto iniciado em 2014, caracterizando o trabalho realizado com as turmas de 3º ano, a partir do enfoque “Música também é Arte!”.

 

V SARAU LITERÁRIO E ARTÍSTICO – 2016 “OU ISTO OU AQUILO” – Cecília Meireles
XVII VERNISSAGE – 2016 4º e 5º ANO do Colégio Stella Maris