V SARAU LITERÁRIO E ARTÍSTICO – 2016 “OU ISTO OU AQUILO” – Cecília Meireles

Ao propor e desenvolver o Projeto “SARAU LITERÁRIO E ARTÍSTICO”, com os educandos do 2ºano, demonstramos nossa crença no valor do trabalho envolvendo poesias, rimas, parlendas, músicas e outras formas de expressão artística para o desenvolvimento de nossas crianças.

As  atividades propostas e os recursos empregados tem a intenção de incentivar a expressão dos sentimentos, das ideias e desejos de forma lúdica e espontânea, promovendo a auto estima positiva e desenvolvendo habilidades de comunicação, através da oralidade, declamando e cantando, da dança, das artes visuais, da leitura e da escrita. As crianças interagindo com o mundo literário  que as cercam, percebem e desenvolvem o gosto e o interesse pela magia dos diferentes tipos de textos.  Explorando os gestos, posturas e ritmos, empregam o próprio corpo e participam das brincadeiras, envolvendo-se com o outro e  “descobrindo as surpresas que podem estar escondidas na língua que se fala todos os dias”, expressando desta forma sua compreensão da realidade.

Brincar é fundamental para o desenvolvimento social, emocional, físico e cognitivo da criança.

As atividades lúdicas são extremamente importantes para o aprendizado das crianças, pois são atividades que interessam e reúnem, exigindo a concentração das crianças. Através de jogos, brinquedos e brincadeiras as crianças têm a oportunidade de criar, imaginar, fazer de conta, experimentar,  enfim, de aprender, sendo estimuladas a desenvolver, além da curiosidade, da autoconfiança e da autonomia, a linguagem, a concentração e a atenção.

As músicas que cantamos com as crianças fazem parte do folclore infantil brasileiro, tendo a escola  como um dos objetivos preservar e cultivar esse rico patrimônio cultural. É preciso que aquelas cantigas que antigamente acompanhavam as brincadeiras das crianças, na rua, tenham hoje seu espaço garantindo nas escolas, sendo assim repassadas às novas gerações.

A apresentação da noite do dia 16 de novembro, “Ou isso ou aquilo”, inspirada no livro do mesmo nome, de Cecília Meireles, fez uso de diferentes recursos, brincando com as palavras, explorando a sonoridade, o ritmo, as rimas, as repetições e a musicalidade, resgatando o universo infantil, permeado por perguntas imprevisíveis, monólogos, situações surpreendentes, comparações incomuns, presença da fantasia e da imaginação.

Foi com imensa alegria que apresentamos à Comunidade Escolar o V Sarau Artístico e Literário, resultado do trabalho conjunto,  das quatro turmas de 2º ano com seus professores, Amanda, Daiana, Gabrielle e Luciana, e os professores Jéssica, de Língua Inglesa e Norberto, de Música, que com muita dedicação e comprometimento  conduziram o trabalho, demonstrando a crença na Proposta Pedagógica do Colégio Stella Maris, comprometidos com o desenvolvimento infantil, de forma integral e harmoniosa.

 

NOITE DE AUTÓGRAFOS – 2016
PROJETO – Música também é Arte!