XIX Vernissage do Colégio Stella Maris

A Vernissage desse ano, projeto realizado com as turmas de 4º e 5º ano, tiveram música e arte numa linda e sinuosa caminhada onde eventualmente se afastaram e outrora se cruzaram apresentando aos nossos educandos a música brasileira e sul rio grandense que estava sendo popularizada no período em que os pintores estavam trabalhando suas obras.

No repertório tivemos Asa Branca e Aquarela, que estão ligadas diretamente com as pinturas cheias de brasilidade de Ademir Martins, assim como traremos Pixinguinha que é um compositor Brasileiro que vivencia a passagem do século XIX para XX, assim como Cloud Monet, ambos influenciados pelas suas percepções de mundo, artistas de seu tempo que em suas localidades conseguiram elevar o estudo de sua arte para as academias, valorizando assim seus períodos e países. Tivemos também a música dos cantos do Sul da Terra, por isso levaremos ao palco duas composições do século XX, (Prenda Minha e Mercedita) onde uma se tornou folclore Rio Grandense e outra Latino Americano, levando assim a uma conclusão da linguagem musical brasileira dos séculos XIX e XX

O conhecimento da arte produzida em sua própria cultura permite ao sujeito conhecer a si mesmo, percebendo-se como ser histórico que mantém conexões com o passado, que é capaz de intervir, modificando o futuro, que toma consciência de suas concepções e ideias, podendo escolher criticamente seus princípios, superar preconceitos e agir socialmente para transformar a sociedade da qual faz parte.

Acreditamos que o trabalho com releitura, desperta nos alunos o gosto pela arte da pintura e proporciona-lhes um contato direto com as obras do artista trabalhado. Também instiga no educando a curiosidade de conhecer a história de cada obra para saber o que levou o artista a expressar-se daquela forma.

A imagem enseja múltiplas leituras, conforme o desenvolvimento cognitivo e o nível de familiaridade do aluno com a arte. E, conforme estamos trabalhando, as releituras realizadas pelos educandos, eles revelam suas leituras. Buscamos, inicialmente, a apreciação no sentido estético das obras, em seguida sugerimos uma reflexão sobre o contexto histórico-cultural, instigando-os a fazer, futuramente, uma apreciação crítica.

Este projeto foi planejado e desenvolvido pelas professoras do 4º ano Clarice, Angela, Lúcia e Ariane e pelas professoras do 5º ano Sabrina, Júlia e Edna.

Principe Valentino visita os 1° anos
Turma 23 faz releitura da Obra Vertemnus