A atividade do Júri Simulado foi proposta aos alunos do 9º ano de nossa escola, o tema escolhido foi sobre as revoltas na República Velha. Foi lançado um desafio aos alunos: eles precisariam pesquisar sobre a revolta que lhes coube e fazer uma argumentação de defesa, pois havia uma situação ficticiamente criada, onde uma das revoltas permaneceria no currículo escolar, as demais sairiam, pois o governo afim de conter mais protestos pretendia retirar a história de luta do povo brasileiro.
A atividade foi proposta numa semana e apresentada na outra, porque o “audiência” era de urgência.  a “juíza” precisava ser uma pessoa imparcial, para isso escolhi a Professora Patrícia Silva de Língua Portuguesa, que prontamente foi analisar a atividade. Foi decidido pela “juíza” a equipe que apresentou o melhor argumento de defesa, sendo assim, uma revolta de cada turma foi “salva”, e o incentivo foi uma caixa de bombons para os vencedores.
A atividade foi de extrema valia, pois os alunos precisaram desacomodarem-se para criar seus argumentos e isso foi possível graças ao comprometimento e dedicação dos alunos.