No dia 08 de maio de 2019, na capela do Instituto Imaculado Coração de Maria — Unidade de Serviço Socioassistencial-RJ, comemoramos os 170 anos de fundação da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

Está casa, e este estado, foram os primeiros locais de contato em solo brasileiro pela Bem-Aventurada, onde construiu nosso império alicerçado no amor e na justiça. A Unidade é agraciada por tão grande festa!

As Irmãs Alberlandia Pereira Barros – Coordenadora da Oficina da Vida; Veranilde do Carmo Pereira Sá – Vice Diretora; Claudia Maria de Melo Ribeiro-Educadora da Oficina; Elaine Conceição Alves Coutinho- Diretora; Nívia de Fátima Alves Coutinho – Coordenadora e Irmã Ofélia Dias Bernardino-tesoureira dinamizaram o festejo.

A vida da Bem- Aventura foi dramatizada e interpretada pelos usuários. As Irmãs da Congregação explicaram e relembraram o quanto a fundadora lutou com suas companheiras, para hoje, estarmos aqui neste espaço de missão e nos demais estados do Brasil e Países. As Crianças e Adolescentes precisam valorizar e respeitar Irmãs, Educadores e demais equipe da Unidade. É preciso seguir os ensinamentos e sermos solidárias sempre que precisar.

Bárbara Maix não se dobrou diante das dificuldades, mas primou com fervor pela doação e amor ao mais necessitado, mesmo que isso dificultasse o exito. Seguiremos seu exemplo nos pequenos detalhes aos grandes feitos. “Mais do que tudo vale a Vontade de Deus” (Bem-Aventurada Bárbara Maix, 1866).