SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CARIDADE – SEC

Detentora do CEBAS

Irmãs do Imaculado Coração de Maria

“Promoção e Defesa da Vida”

 

 

 

 

 

 

 

Relatório de Atividades

 

2023

 

 

 

 

 

 

 

Rua: Teixeira Júnior, 80

Bairro: Vasco da Gama

CEP:20921- 405  – Cidade:  Rio de Janeiro – UF:  RJ.

Fone:(21) 2580-2832

E-mail:iicm@iicm.org.br

 

 

 

 

 

 

 

Relatório de Atividades

Serviços Socioassistenciais

 

 

ANO  2023

 

 

 

  1. Identificação do Estabelecimento:

 

1.1 Nome: Instituto Imaculado Coração de Maria – Sociedade Educação e Caridade

1.2 CNPJ:92.812.049/0063-60

1.3 Nº da inscrição no CMAS: Nº 562     Data: 17/01/1996

1.3.1 Manutenção da inscrição: Nº 562    Data: 01/05/2022    Validade 30/04/2024

1.4 Endereço Completo: Rua Teixeira Júnior, 80 – Vasco da Gama – RJ

1.5 Data de fundação: 05de agosto de 1996.

 

 

  1. Diretoria do Estabelecimento:

 

 

Cargo Nome CPF Endereço
Diretora Elaine Conceição Alves Coutinho 030.146.327-16 Travessa José Higino, 113 -Tijuca – CEP: 20510-420 – Rio de Janeiro – RJ.
Vice-Diretora Veranilde do Carmo Pereira Sá 423.766.703-06 Rua Teixeira Júnior, 80 -Vasco da Gama – Rio de Janeiro –  RJ
Secretária Maria Rosângela Alves Sampaio 931.558.759-68 Rua Lopes Ferraz, 355/201 A c 2 -São Cristóvão – RJ

 

 

 

  1. Missão:

 

Promover e defender a vida de crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, contribuindo para a garantia de direitos e a formação de pessoas conscientes e solidárias.

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Visão:

 

Tornar-se uma rede de assistência social qualificada, com sustentabilidade financeira, ampliando a captação de recursos e o atendimento a crianças e adolescentes.

 

  1. Princípios de Gestão:
  • Qualificação profissional
  • Inovação
  • Liderança e empreendedorismo
  • Trabalho em equipe
  • Relações humanas, éticas e solidárias
  • Planejamento e organização
  • Sustentabilidade

 

  1. Objetivo Geral da Mantenedora

Promover e defender a vida, atuando nas áreas de Educação e Assistência Social, com particular atenção e cuidado com as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, visando ao resgate da dignidade humana, à formação cidadã, à defesa dos direitos, à inclusão social e à transformação das estruturas, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e solidária que expresse os valores do Reino de Deus.

 

6.1 Objetivos da Assistência Social

 

6.1.1 Atuar na Proteção Social, através da oferta de serviços Socioassistenciais, equipe qualificada e estrutura física adequada, voltados para a defesa e promoção da vida, a inclusão social, a formação cidadã e o exercício do protagonismo dos usuários.

6.1.2 Desenvolver, conforme preconiza a Política Pública de Assistência Social e demais marcos regulatórios, serviços, programas, projetos e ações voltados às crianças, adolescentes, e suas famílias de forma gratuita, planejada, permanente e continuada, viabilizando ações que tenham centralidade na família-comunidade, em vista do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

6.1.3 Proporcionar espaço de convivência e fortalecimento de vínculos, dos usuários entre si, com o estabelecimento e a Comunidade.

 

 

 

 

 

 

6.1.4 Estimular e fortalecer a participação dos usuários dos Serviços Socioassistenciais, na elaboração, execução, monitoramento e avaliação do Plano de Ação do Estabelecimento Socioassistencial.

6.1.5 Participar efetivamente dos espaços de controle social, visando a construção e efetivação de Políticas Públicas voltadas para defesa e garantia de direitos e inclusão social dos usuários.

6.1.6 Promover o acesso aos serviços socioassistenciais salvaguardando o princípio da universalização dos direitos, respeitando as diversidades de gênero, etnia e orientação sexual.

6.1.7 Contribuir para o acesso das famílias dos usuários aos benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção na rede de atendimento e proteção social.

6.1.8 Incluir, no Plano de Atividades, ações focadas em realidades específicas como violência, abuso e exploração sexual, tráfico humano, drogadição, trabalho infantil, visando à prevenção e superação das graves violações de Direitos que ameaçam a vida dos usuários.

6.1.9 Realizar programas de formação permanente e continuada, para todos os colaboradores profissionais e usuários do estabelecimento, em vista de uma intervenção qualificada dos Serviços Socioassistenciais.

6.1.10 Desenvolver uma política de valorização, integração, e participação dos funcionários nos processos de planejamento, execução e avaliação das atividades do Estabelecimento Socioassistencial.

6.1.11 Prestar atendimento gratuito em seus Estabelecimentos Socioassistenciais, conforme o disposto em Lei, às pessoas em situação de maior vulnerabilidade e risco pessoal e social, salvaguardando os princípios da transparência, da inclusão, da não discriminação, da participação, da igualdade, da justiça social e da universalidade no atendimento, sem distinção de etnia, gênero, orientação sexual, profissão, religião, opinião política ou outra condição, visando à superação das desigualdades e ao reconhecimento e respeito à diversidade;

6.1.12 Contribuir para a redução de danos sociais, a partir do atingimento das aquisições de segurança, de acolhida, convívio familiar e comunitário, bem como do desenvolvimento da autonomia, conforme previsto na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

 

 

 

 

 

 

  1. Origem dos recursos:

 

(  x ) Mantenedora

(  x ) Doações

 

  1. Infraestrutura:

 

Situação do imóvel: ( x ) próprio

Área do terreno: 7.281,87 m2

Área total construída: 2.860,04 m²

 

Descrição Nº Total
Salas para múltiplas atividades 9
Salas para administração 4
Sala para direção 1
Sala para vice direção 1
Secretaria 1
Sala para RH 1
Sala para contabilidade 1
Sala para atendimento individual 1
Sala para atividades de informática e multimeios 3
Sala de espera/recepção 1
Sala do Serviço Social 1

 

 

 

 

 

 

Sala da Psicologia 1
Sala da Pedagogia 1

Biblioteca

1
Sala de reuniões e vídeo 2
Salas próprias para realizações de oficinas 6
Capela 2
Refeitório 3

Cozinha

2
Auditório 2
Almoxarifado 2
Área externa coberta para atividades esportivas 1
Área externa descoberta para atividades esportivas 1
Praça ou pracinha 2
Banheiros Masculinos 23
Banheiros Femininos 24
Banheiros para pessoas com deficiência 1
Vestiários 3
Sala de estar para funcionários 1
Sala de acolhida para os usuários (aguardando família em caso de mal-estar) 1

 

 

 

 

 

 

Sala  da manutenção 1
Sala de apoio para a limpeza 1

 

 

 

  1. Identificação dos serviços ofertados:

 

9.1 Proteção Social Básica Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

 

Usuários Nº. de Usuários atendidos
Crianças e adolescentes de 06 a 15 anos 193
TOTAL DE USUÁRIOS ATENDIDOS 193
Nº de Famílias 168

 

9.1.1 Público-alvo (usuários)

 

Foram atendidos crianças e adolescentes, entre seis e quinze anos de idade, que vivem em violência urbana, isolamento e risco social, trabalho infantil e abuso sexual, sendo a maioria beneficiário do PBF – Programa Bolsa Família e cadastrados no CADÚNICO. Famílias com renda per capta de  um salário-mínimo e monoparental.

 

9.1.2 Dados relativos ao CADÚNICO

 

CADÚNICO Nº de famílias
Famílias Inscritas no CADÚNICO 109
Famílias com Bolsa Família 88
Famílias com PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) ___
Famílias, Crianças e ou Adolescentes com BPC (Benefício de Prestação Continuada) ___

 

 

 

 

 

 

 

 

9.1.3 Situação de Vulnerabilidade

 

 

Situação não prioritária para atendimento da criança ou adolescente Nº usuários
I – outras (prevenção de vulnerabilidade) 88
Situação prioritária para atendimento da criança ou adolescente Nº usuários
I – em situação de isolamento; 25
II – trabalho infantil; __
III – vivência de violência e, ou negligência; 78
IV – fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 (dois) anos; __
V – em situação de acolhimento; __
VI – em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto; __
VII – egressos de medidas socioeducativas; __
VIII – situação de abuso e/ ou exploração sexual; 2
IX – com medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA; __
X – crianças e adolescentes em situação de rua; __
XI – vulnerabilidade que diz respeito às pessoas com deficiência; __
TOTAL GERAL 193
Total de crianças e adolescentes cadastrados no CADÚNICO

(mínimo de 50%)

56%

 

 

9.1.4 Recursos humanos utilizados em 2023

 

 

Profissão

(função)

Quantidade Carga Horária

Semanal

Vínculo c/a entidade
Auxiliar de Cozinha 01 15h Associada
Coordenadora Pedagógica 01 30h Associada
Técnico de Informática 01 4h Terceirizado
Tesoureira 01 30h Associada
Vice- Diretora 01 30h Associada

 

 

 

 

 

 

 

9.1.5 Abrangência territorial

 

O Serviço está localizado na Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro no Bairro  Vasco da Gama, circulado por São Cristóvão, Caju, Mangueira, Jacaré, Leopoldina, Benfica e Triagem, pertencentes ao corredor imperial, de suma importância histórica da cidade.

Houve o crescimento populacional nas comunidades, e com isso o crescimento da violência e ausência do poder público.  Foram formadas  ocupações nas instalações comerciais, com carência de estrututa básica (luz, água, esgoto e coleta de lixo),  aumentando assim, as diversas vulnerabilidades. Diante das dificuldades encontradas tais como: o alto custo para se manter na cidade e falta de emprego formal, algumas famílias estão retornando para sua cidade natal.

 

9.1.6 Metodologia

 

O processo de trabalho realizado no serviço socioassistencial, ocorreu através do ingresso de usuários e suas famílias, a partir das situações prioritárias, como preconiza o Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV). Para todas as situações foram traçadas estratégias de intervenção e acompanhamento pela equipe técnica, articulando com as oficinas as necessidades e demandas específicas de cada grupo etário e as situações de vulnerabilidade e risco social e pessoal. Tudo sempre articulado e integrado com a Rede de Proteção do Território, bem como com incidindo na participação junto às instâncias de  Controle Social para contribuir e potencializar a qualificação do trabalho e a formação permanente das equipes de trabalho, fomentando e buscando a defesa e a garantia dos  direitos humanos da  Criança e do Adolescente.

Foram realizadas diversas atividades para estimular a  autonomia, participação e o  protagonismo dos usuários.

 

 

 

 

 

 

 

Oficina Temas norteadores

 

Objetivos Principais atividades Dias/mês
Cidadania Regra de convivência -Aprender a respeitar as diferenças -Roda de conversas

– Jogos interativos

Em todas as oficinas
Artes  

Usar as habilidades

 Descobrir as suas habilidades

– Aprender formas de sobrevivência

 

– Apresentar a teoria .

-Construir de forma descontraída trabalhos manuais. Como bijuterias, pinturas etc.

 2 vezes por semana
Informática Uso das Redes Sociais Aprender a pesquisar utilizando a ferramenta google

Ampliar os conceitos digitais

– Uso de computadores

-Debates sobre temas

2 vezes por semana
Teatro -Viver a arte com Alegria

– Setembro Amarelo.

– Vida da Fundadora.

– Natal

-Introduzir na cultura, Melhorar o senso crítico sobre os acontecimentos no mundo. – Rodas de conversa;

– Montagem de histórias e personagens

– Construção conjunto de teatro.

1 vez por semana
Dança – Dança livre

– Ecos da Natureza

 

Aprimorar diversas condutas psicomotoras, destacando-se dentre elas a coordenação motora geral, a lateralidade, e a organização espaço-temporal; assim como valências físicas (resistência, flexibilidade, agilidade, destreza, expressão corporal);

– Estimular a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.

– Atividades físicas

– Marcação de passos,

-Músicas

2 vezes por semana

 

 

 

 

 

 

 

Capoeira

 

– Consciência

Sobre

Capoeira, seus instrumentos.

– A capoeira como meio de luta na defesa da vida

– Resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura.

– Desenvolver a prática da Capoeira Jogo, estimulando a criatividade de movimentos;- Propiciar e estimular a confecção de seus próprios instrumentos musicais, como o berimbau, pandeiro, atabaque

– Contando a história teoricamente

– Atividades diversas da capoeira

2 vezes por semana
Música Despertando dons e talentos Vencer a timidez,  educar a voz e descobrir talentos. Por meio de técnicas musicais e educação da voz 2 vezes por semana
Passeio

 

Demonstração da capoeira

 

Audição

Divulgar o trabalho realizado – integração com a rede.

 

Participação da audição no Instituto PIO XI

Apresentação

 

 

Apresentação

Novembro

 

 

Novembro

 

 

9.1.7 Formas de Participação dos Usuários do Serviço

 

 

Foram realizadas atividades lúdicas, (destacando a vontade do usuário ingressar na oficina contando nossa história através do teatro), onde foi possível observar integração do usuário no espaço socioassistencial,  na  festa junina, no  batizado e troca de corda da capoeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Relatar como ocorreu a Interlocução com o CRAS/CREAS:

Ocorreram através de reuniões com a rede de proteção, cediada no território, também através dos inúmeros contatos telefônico e troca de informações nos grupo de whatssap visando atender as diversas demandas apresentadas no período.

 

 

 

  1. Informar quais os critérios de ingresso no Serviço:

 

A mantenedora atua de forma padronizada com instrumentos técnicos operativos visando o acesso e a permanência dos usuários no serviço, dessa forma pública de forma transparente o edital de vagas no serviço, visando o ingresso (Janeiro a Dezembro/2023) das crianças e adolescentes, através  das famílias interessadas que tiveram interesse em inscrever seus filhos de seis anos completos há quinze anos, matriculados na rede de ensino, inscritas nos programas governamentais do CADÚNICO e que necessitaram do Serviço ofertado.  Preencheram o requerimento de vaga e pré-inscrição e aguardaram o contato para preenchimento da vaga, de acordo com a faixa etária e a ordem de solicitação da vaga e o grau de vulnerabilidade.

 

Todo o ingresso realizado é referenciado no CRAS – Deputado Luís Eduardo Magalhães – Centro de Referência da Assistência. As famílias que não estavam inseridas no CADÚNICO foram encaminhadas pelo Serviço Social ao CRAS de referência para o cadastro e também seu acompanhamento pela Rede de Proteção Social.

 

 

 

 

 

 

 

  1. Citar os principais resultados obtidos, a repercussão com a oferta do Serviços junto aos usuários atendidos:

 

Segundo relato das famílias e dos próprios usuários,  os  principais resultados se referiu pela mudança comportamental, questões relacionada a aquisição de valores melhorando o convívio familiar  e comunitário e  mudanças nos hábitos alimentares. Destacou-se também as boas referências  dos  usuários em  relação  aos nossos  serviços junto à  comunidade.

 

  1. Descrever as principais parcerias que o Estabelecimento Socioassistencial contou para viabilizar o serviço:

 

            As principais  parcerias de pessoas jurídicas foram: CEASA-RJ( Banco de alimentos); Abruinq ( parceria para atendimentos odontológicos e psicológicos); Cristo do Bem ( Alimentos perecíveis e não perecíveis);  Pessoas Físicas: Paulo Silva ( doação de cadeiras de escritório).

 

  1. Apresentar de maneira geral como foi o processo de formação/capacitação permanente da equipe de trabalho:

 

As  formações ocorreram de acordo  com o  calendário interno e a demanda da   equipe. Com essas formações foi possível organizar o fluxo de trabalho e melhorar as relações entre os colaboradores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Caracterização dos usuários atendidos em 2023

 

 

Usuários atendidos Gênero declarado Etnia declarada Pessoas c/ Deficiência Migrantes Território
Mas-

culino

Femi-

nino

Total Bran-cos Pre-tos Amarelos ou indígenas Par-dos Total Rural Urbano
Crianças e adolescentes

de 06 a 15 anos

116 77 193 36 78 31 48 193 _ _ _ 193
Total Geral 116 77 193 36 78 31 48 193 __ __ __ 193

 

 

 

 

Rio de Janeiro, 19 de Março  de 2024.

 

 

 

Eliane Conceição Alves Coutinho.                                                                                    Diretora.