27 de maio dia Nacional da Mata Atlântica

27 de Maio dia da Mata Atlântica
O grupo de Capoeira com o Educador Neilton Rodrigues dos Santos Enaltecem a Mata Atlântica

 

 

“A nossa luta é pela defesa da seringueira, da castanheira; e essa luta nós vamos levar até o fim, porque não vamos permitir que as nossas florestas sejam destruídas” Chico Mendes.

 

Precisamos entender que a floresta é membro da família. Necessita de  cuidados  e não do devastar, queimar, explorar e ignorar. É primordial salientar as  políticas públicas de conservação e preservar a biodiversidade.  O  educador Neilton Rodrigues dos Santos com os assistidos que praticam a capoeira na Unidade, com a ginga apregoam o valor da Mata Atlântica.

 

“Pessoas oprimidas não podem permanecer oprimidas para sempre. O anseio pela liberdade eventualmente se manifesta” Martin Luther King Júnior.

 

Rio de Janeiro, com a Mata Atlântica em primeiro plano. Apesar de manter áreas preservadas, a urbanização da cidade degradou o ecossistema

A Mata Atlântica compunha cerca de 12% do território brasileiro, estendendo-se pelo litoral das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, sendo verificada ainda em algumas áreas do Centro-Oeste. Hoje em dia, restam apenas 7% da área total da floresta, que é mantida principalmente em áreas de conservação ambiental, como parques subsidiados por diversos órgãos estatais.

A degradação da Mata Atlântica intensificou-se com a chegada dos portugueses ao Brasil a partir de 1500. A retirada do pau-brasil foi a primeira exploração econômica na área litorânea brasileira.

Ao longo de todo o processo de colonização portuguesa, o litoral foi o principal local de povoamento brasileiro. A abertura de lavouras para a produção principalmente da cana-de-açúcar e a exploração madeireira constituíram-se em um contínuo processo de degradação da Mata Atlântica. Após o período colonial, durante o Império e, principalmente, durante o Período Republicano, o desenvolvimento da economia brasileira resultou neste estado de degradação atual.

Além da exploração econômica, a Mata Atlântica foi também alvo da forma de ocupação do território nacional. O fato de o povoamento brasileiro ter ocorrido principalmente na faixa litorânea fez com que a floresta desse lugar às vilas, cidades e, hoje, também, às grandes metrópoles. A expulsão da população pobre das áreas centrais das grandes cidades, obrigando-as a encontrarem local de moradia nas periferias e morros, contribui contemporaneamente para a continuidade da diminuição desse ecossistema.  Dessa forma, o poder econômico dos grupos sociais mais prósperos e suas ações de segregação urbana auxiliam na diminuição do que resta da floresta.

Viva nossa Intercessora! Feliz espera pela vinda do Espírito Santo!
Feliz Aniversário Princesa! Saúde e longevo!