
“Viva aceso, olhando e conhecendo o mundo que o rodeia, aprendendo como um índio (…) seja uma índio na sabedoria” Darcy Ribeiro
A terra são para todos, por isso, não há laguna para ganância, violência e desigualdade. O Serviço Socioassistencial apregoa a justiça e a fraternidade. Que os índios sejam respeitados são nossos irmãos. – o grupo Amor de 06 a 09 anos A –tarde com a educadora Ana Paula Andrade de Freitas representam a rede em manifesto pelo dia do ÍNDIO.
“O Brasil colonial não era igual a Portugal
A raiz do meu país era multirracial
Tinha índio, branco, amarelo, preto
Nascemos da mistura, então por que o preconceito?” Gabriel O Pensador.
O Dia do Índio, celebrado no Brasil em 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5.540 de 1943.[1]
A data de 19 de abril foi proposta em 1940, pelas lideranças indígenas do continente que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos”. Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas, com a intervenção do Marechal Rondon, apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril, cumprindo a proposta do Congresso de 1940.
A data pode ser considerada um motivo de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores.