“O nosso menino nasceu em Belém
Nasceu tão somente para querer bem
Nasceu sobre as palhas o nosso menino
Mas a mãe sabia que ele era divino” Canto de Natal – Celine ImbertCristina Braga

 

Foram cinco dias celebrativos,  memorados pela chegada do menino Deus. Nesta sexta-feira, em 17 de dezembro, coroamos com a partilha. Os educadores durante os encontros natalinos resgataram em cada criança e adolescente, o espírito  do amor  e comprometimento tanto material quanto  espiritual. Ouvi-los nos momentos de preces na ocasião na novena, reforçou que os temas preparados e a condução dos mesmos pelos profissionais fez renascer dentro de cada um, o desejo de comunhão e solidariedade.

 

“Bate o sino pequenino

Sino de Belém

Já nasceu o Deus menino

Para o nosso bem” Bate o Sino- Natal

 

O que é o  Advento?  

A primeira referência ao “Tempo do Advento” é encontrada na Península Ibérica, quando no ano 380, o Sínodo de Saragoça prescreveu uma preparação de três semanas para a Epifania, data em que, antigamente, também se celebrava o Natal. Na Gália, Perpétuo, bispo de Tours, instituiu setenta semanas de preparação para o Natal e, em Roma, o Sacramentário Gelasiano cita o Advento no fim do século V.

Há relatos de que o Advento começou a ser observado entre os séculos IV e VII em vários lugares do mundo, como preparação para a festa do Natal.

No final do século IV, na Gália (atual França) e na Península Ibérica (atualmente Portugal e Espanha), tinha caráter ascético com jejum, abstinência e duração de 6 semanas como na Quaresma (quaresma de S. Martinho). Este caráter ascético para a preparação do Natal se devia à preparação dos catecumenos para o batismo na festa da Epifania.

Somente no final do século VII, em Roma, é acrescentado o aspecto escatológico do Advento, recordando a segunda vinda do Senhor, passando a ser celebrado durante 5 domingos.

Surgido na Igreja Católica, este tempo passou também para as igrejas reformadas, em particular a Anglicana, a LuteranaMetodista e a Batista dentre várias outras. A igreja Ortodoxa tem um período de quarenta dias de jejum como preparação para o Natal.