❤️No Outubro Rosa reforçamos o importante gesto de cuidado com a vida das mulheres: a
prevenção ao câncer de mama. 󰟻 Faça o autoexame e as consultas regulares. A prevenção é a melhor medida. Cuide-se!

#RedeICM #ComprometidaComOFuturo #OutubroRosa

Você sabe o que é empatia?

Conforme o filósofo australiano Roman Krznaric*, a empatia acontece quando encontramos a humanidade compartilhada com outro ser humano. Para o autor, a empatia é capaz de curar relacionamentos desfeitos, derrubar preconceitos, nos fazer pensar em nossas ambições e até mudar o mundo.

É com o propósito de mudar o mundo de quem atravessa o câncer de mama que a Federação das Entidades Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama lança o conceito do Outubro Rosa 2023: Com mais Empatia, somos mais Vida.

Nosso objetivo é fazer com que a empatia alerte a todos para essa doença que, quando entra na vida de alguém, afeta todo o entorno.

Estima-se que em 2023, mais de 73 mil novos casos de câncer de mama serão registrados. Isso significa o impacto na vida de milhares de pessoas, suas famílias, sua comunidade. Se olharmos para o somatório das pessoas afetadas, podemos dizer que o câncer de mama atinge

Olhar além de si mesmo

Por meio da empatia fazemos um movimento “do ego” em direção “ao eco”, ou seja, deslocamos nosso olhar para o coletivo. É possível “me enxergar” através dos olhos dos outros e, dessa forma, aprender sobre si mesmo. Eu passo a entender, me conectar, fazendo um salto imaginativo. Ao mudar antigos padrões de comportamento, já estou sendo empático com o mundo. Vamos exercer mais?

Neste mês de outubro, vamos olhar no entorno e enxergar mais possibilidades de cuidar de si e do outro, praticando olhar empático, experimentando novas perspectivas e diferentes realidades. Abrindo espaço para exercer e fazer uso transformador da empatia. 

Consigo mesmo, no ambiente de trabalho, com famílias e amigos. Inseridos na sociedade. Vamos alargar a roda da empatia e lembrar a todos que realizar exames para detecção precoce pode ser a diferença de um tratamento de pleno sucesso.

O câncer de mama é uma doença que, se detectada precocemente, tem altos índices de cura. Não vamos deixar que essa oportunidade escape das mulheres ao nosso redor. Com mais empatia, somos mais vida!

https://www.saude.rj.gov.br/noticias/2023/10/secretaria-de-estado-de-saude-participa-da-posse-dos-novos-conselheiros-do-cremerj

22/10/2023Outubro Rosa: Governo do Estado realiza ação de conscientização sobre o câncer de mama no MaracanãCoordenada pelas Secretarias de Saúde e da Mulher e pela Suderj, iniciativa cobriu o estádio de rosa para alertar público para o diagnóstico precoce da doença; Polícias Militar e Civil, além do RioSolidario, também participaram

No palco emblemático do estádio do Maracanã, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio das Secretarias de Estado de Saúde, da Mulher e da Superintendência de Desportos do Estado (Suderj), promoveu uma ação neste domingo, durante o jogo do Flamengo e Vasco, pelo Brasileirão, visando à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e o combate à violência contra a mulher. A iniciativa fez parte da campanha “Outubro Rosa: prevenção é sempre o melhor remédio”. Estavam presentes ao evento a primeira-dama do estado do Rio de Janeiro, Analine Castro; o coordenador da área técnica da Saúde das Mulheres da Secretaria de Saúde, Antônio Braga; e a secretária da Mulher, Heloisa Aguiar.

“Viemos participar da Campanha Outubro Rosa, de conscientização contra o câncer de mama. O público do Maracanã é mais masculino, mas é importante alertar que a conscientização é para todos. É importante levar informação não só para as mulheres, mas para toda a família”, alertou a primeira-dama.

O governador Claudio Castro também apoiou a campanha e estava presente no Maracanã. No intervalo da partida, os organizadores ergueram uma faixa da campanha e distribuíram ventarolas sobre a doença ao público. Na torcida, 40 mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama e integrantes de movimentos de apoio à causa, como a Amigas do Peito, participaram da ação.

A secretária de Estado da Mulher do Rio de Janeiro, Heloisa Aguiar, falou do comprometimento e a força feminina do governo na luta contra a violência de gênero, destacando a importância da campanha #ELAPODE no esporte e a sinergia com o movimento Outubro Rosa para promover o autocuidado entre as mulheres.

“É a força feminina do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com o movimento #ELAPODE, de combate à violência contra a mulher no esporte e que hoje traz a campanha Outubro Rosa aqui para o Maracanã, com uma mensagem de autocuidado. Porque autocuidado também é empoderamento”, enfatizou.

O coordenador da área técnica de Saúde das Mulheres, Antônio Braga, enfatizou a importância dos exames preventivos.

“O grande jogo que nós não podemos perder é o jogo pela vida, o jogo pela saúde. Chamamos este mês de Outubro Rosa, para lembrarmos a todas as mulheres sobre a importância de fazer a mamografia. Se você tem entre 50 e 69 anos de idade, procure a unidade básica de saúde mais próxima e agende sua mamografia”.

A Polícia Militar também participou da campanha com o Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE) e a Patrulha Maria da Penha, que escalaram o efetivo feminino para atuar no policiamento de campo e promover ações de conscientização no entorno do estádio.

Já a Polícia Civil disponibilizou uma policial da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) para atendimento exclusivo de mulheres vítimas de violência no juizado do torcedor. O RioSolidario, instituição parceira do Governo do Estado, também apoiou a iniciativa.

No Brasil, fora os casos de tumores não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com as taxas mais altas no Sul e no Sudeste. Para cada ano do triênio 2023-2025, foram estimados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres (INCA, 2022). A boa notícia é que o tumor é vencido, em aproximadamente 90% dos casos, quando descoberto nos estágios iniciais.

 

Outubro Rosa 

 

O mês de outubro é reconhecido em todo mundo como um mês marcado por ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Desde os anos 90, as atividades ligadas ao tema são denominadas de Outubro Rosa. O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama.

A campanha tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2023/10/21/projeto-da-tv-rio-sul-pelo-outubro-rosa-leva-informacao-e-diversao-a-volta-redonda-veja-fotos.ghtml

Por g1 Sul do Rio e Costa Verde

21/10/2023 13h10  Atualizado há 2 dias


Volta Redonda (RJ) recebeu na manhã deste sábado (21) um evento de conscientização ao Outubro Rosa. O projeto é uma iniciativa da TV Rio Sul, com apoio da prefeitura da cidade.

O evento, que foi gratuito e aberto ao público, aconteceu na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília.

Fotos: Projeto da TV Rio Sul pelo Outubro Rosa em Volta Redonda

Projeto da TV Rio Sul pelo Outubro Rosa leva informação e diversão a Volta Redonda — Foto: Divulgação/TV Rio SulProjeto da TV Rio Sul pelo Outubro Rosa leva informação e diversão a Volta Redonda — Foto: Divulgação/TV Rio Sul

18 fotos

Projeto da TV Rio Sul pelo Outubro Rosa leva informação e diversão a Volta Redonda — Foto: Divulgação/TV Rio Sul

Moradoras que passaram pela Praça Brasil puderam desfrutar de serviços gratuitos de saúde, atividades físicas e apresentações culturais.

Moradoras que passaram pelo local puderam desfrutar de serviços de saúde, atividades físicas e apresentações culturais.

Esta foi a nona edição do projeto, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Projeto da TV Rio Sul pelo Outubro Rosa leva informação e diversão a Volta Redonda — Foto: Divulgação/TV Rio Sul

Projeto da TV Rio Sul pelo Outubro Rosa leva informação e diversão a Volta Redonda — Foto: Divulgação/TV Rio Sul

VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

 

50 vídeosExposição em Volta Redonda retrata mulheres que passaram pelo câncer de mamaÍdolo do Vasco, Felipe vai treinar o Volta Redonda em 2024g1 no RJ2: Valença e Resende recebem projeto 'Vamos Ler?' neste fim de semana