Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_12_yoast_seo_links' is marked as crashed and should be repaired in /home/icmsec2/public_html/wp-includes/class-wpdb.php on line 2349

Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_12_yoast_seo_links' is marked as crashed and should be repaired in /home/icmsec2/public_html/wp-includes/class-wpdb.php on line 2349

Alunos do CMB participam do II Concurso de Leitura

Alunos do CMB participam do II Concurso de Leitura

Na manhã dessa sexta-feira (7), os alunos do Colégio Madre Bárbara participaram do II Concurso de Leitura em Línguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola. O concurso ocorreu em três categorias: Concurso de Leitura em Língua Portuguesa: destinado a alunos dos 6ºs e 7ºs anos do Ensino Fundamental; Concurso de Leitura em Língua Inglesa: para alunos dos 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental; Concurso de Leitura em Língua Espanhola: que teve como público-alvo alunos dos 1ºs anos do Ensino Médio. Os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados com troféu e vale-livro, e todos os participantes receberam certificado de participação do evento.

A atividade, promovida pela Área de Linguagens em parceira com a Associação de Pais e Mestres (APM) buscou conscientizar os alunos sobre a necessidade de aprenderem a pronunciar adequadamente as palavras, além de observarem entonação e ritmo, em momento de leituras, desenvolvendo a expressão oral e a desinibição. O Grupo de Teatro Touché, do Colégio Madre Bárbara, ficou responsável pela esquete teatral, apresentada nos intervalos.

A professora de português e redação, Francieli Winck, espera que a partir do Concurso, os jovens possam ver a importância da leitura e que leiam, treinem e se envolvam com os livros. “Foi interessante auxiliar na organização do Concurso e perceber o envolvimento dos alunos, que estavam motivados para participar. Com a leitura, além de terem um conhecimento maior de mundo, treinam a apresentação oral e em público, a desinibição, a entonação, o ritmo e o tom de voz.

A professora de espanhol, Sônia Vettorazzi, afirma que sempre pensaram em desenvolver a leitura, a oralidade, o ritmo, a fluência, a clareza e a entonação na hora da leitura e o Concurso de Leitura em Línguas tem sido uma excelente oportunidade para os alunos. “Queríamos valorizar os jovens e fazer com que se interessem ainda mais pela leitura da língua estrangeira. O espanhol é uma das línguas mais faladas depois do inglês, são 21 países que falam espanhol oficialmente, por isso é importante que saibam e aproveitem as oportunidades que Colégio oferece”, diz.

A aluna do 1º ano do Ensino Médio, Mariah Jacques de 16 anos, ficou em primeiro lugar no Concurso de Leitura em Língua Espanhola. A jovem adorou participar do evento, por ser uma fã da comunicação e da linguagem. “Adoro espanhol e falar em público. Mesmo ficando tímida e nervosa, procuro aproveitar cada momento, afinal, sei o quanto todos os requisitos serão importantes para o meu futuro profissional. Não imaginei que fosse ficar em primeiro lugar, pois meus colegas também se destacaram”, conta.

Para o aluno do 7º ano, Rômulo Klein, de 12 anos, esse é o segundo Concurso de Leitura. Esse ano, ficou em primeiro lugar na língua portuguesa. “Acho legal a iniciativa do Madre Bárbara. Estimula a leitura e nos preparamos para falar melhor em público. Tenho vergonha, mas acredito que me expressei bem”.

A leitura foi avaliada pelos jurados com base nos seguintes critérios: pronúncia (articulação adequada dos sons da língua), entonação (modulação da leitura), clareza (boa dicção), fluência (leitura não truncada, sem hesitações e/ou pausas desnecessárias) e ritmo (respeito à pontuação).

Classificação

Língua Inglesa

1º lugar – Murilo Flach

2º lugar – Luis Felipe Johnson

3º lugar – Pedro Hallmann

Língua Espanhola

1º lugar – Mariah Jacques

2º lugar – Gábrio Purper

3º lugar – Diego Arend

 Língua Portuguesa

 1º lugar – Rômulo Klein

2º lugar – Daniela Marchese

3º lugar – Ana Beatriz Barbosa

Arraiá do CMB – 2019
Turno Extracurricular – Espaço de Formação Rede ICM