Colégio Madre Bárbara inaugura Capela

Colégio Madre Bárbara inaugura Capela

Na tarde de quinta-feira (27) o Colégio Madre Bárbara realizou a inauguração da nova Capela da escola. O evento marcou os 201 anos do nascimento da Fundadora Bárbara Maix, os 170 anos de fundação da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM) e os 122 anos do Colégio. No dia 14 de agosto ocorrerá à inauguração no pátio da escola, aberta para toda a comunidade escolar.

A inauguração, seguida de missa, contou com a presença do Bispo Diocesano Dom Aloísio Dilli e do Pároco Padre Antônio Puhl. Também esteve presente a coordenadora provincial, Irmã Amélia Thiele, assim como as Irmãs de Lajeado. Ainda a diretora Maria Elena Jaques, representantes de professores e funcionários e o arquiteto e artista sacro, Cristtiano Fabris acompanhado do representante dos Vitrais Zanon e de todos aqueles que colaboraram para a obra do espaço.

A vice-diretora do Colégio Madre Bárbara, Irmã Anita Dal Piva, afirma ser de total importância ter uma capela dentro da escola por ser um espaço privilegiado, para no silêncio do coração, encontrar-se com Deus e falar com Ele das buscas, preocupações, alegrias e esperanças, assim como pedir luz, proteção e forças para continuar a caminhada com amor, fé e esperança. “Nossa Capela ocupa o centro do espaço escolar porque dentro dela está Jesus Cristo, o fundamento, a pedra viva da nossa vida e missão”.

Conforme a Irmã, o espaço permanecerá aberto para que pais, alunos, professores e funcionários, tenham a oportunidade de entrar espontaneamente para encontros consigo mesmos e com Deus, para refletir a Palavra ou realizar Celebrações Eucarísticas em datas especiais. “Para nós, Irmãs e comunidade escolar é uma grande alegria inaugurar este espaço. Temos a certeza que será mais uma forma de semear no coração das nossas crianças e adolescentes os verdadeiros valores do Reino de Deus”, salienta a Irmã.

O Padre Antônio Puhl, que participa e ministra constantemente os eventos da escola, afirma estar feliz por terem escolhido um local tão apropriado para a capela. “Está diante dos olhos de todos que entram no Madre Bárbara. Espero que seja um ponto de encontro de silêncio, de adoração e louvor a Deus. Com o novo espaço Deus estará ainda mais próximo de todos em um ponto visível para que a criança possa frequentar e se habituar, além do mais, o espaço está muito lindo”.

Um espaço moderno

A capela tem capacidade para 40 pessoas e conta com 52 metros quadrados. O artista sacro e arquiteto, Cristtiano Fabris, destaca que a elaboração desse projeto não teve diferença do que fazer um espaço grande ou uma catedral, pois o objetivo de todos os projetos é acolher, tocar e inspirar a comunidade. “Espero que essa capela acolha as crianças para espiritualidade e que entendam o verdadeiro sentido da arte sacra”. Fabris iniciou o trabalho como artista sacro quando tinha 15 anos e trabalhou com Zanon, artista sacro famoso. “Sempre quis desenhar e pintar e tive contato com a obra dele que é tradicional, com devoção e fé. Me apaixonei e optei por trabalhar com igreja. Seguido me perguntam onde está exposta minha arte e digo que está nas melhores galerias do mundo que são as igrejas. Quero através da arte tocar as pessoas e inspirá-las a procurarem Deus”, conta o artista ao afirmar ter imensa satisfação de ajudar as pessoas dessa forma espiritual”. Fabris convida as famílias para conhecerem a capela na hora de buscarem os filhos.

Momento histórico para inauguração

A inauguração da capela ocorreu em um momento abençoado. Nesta quinta-feira a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (Irmãs ICM) estão em festa, pois na data, em 1818, há 201 anos, nasceu no Viena na Áustria, uma criança chamada Bárbara Maix, que desde cedo tinha grande devoção ao Coração de Maria. Ainda criança acolheu a Deus o apelo de fundar uma Congregação. No dia 08 de maio de 1849, no Rio de Janeiro, fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

O Colégio Madre Bárbara busca dar continuidade a Obra de Bárbara, através da formação de crianças e jovens. “Com alegria, comemoramos neste dia os 122 anos do Colégio Madre Bárbara e hoje dia de seu aniversário, o grande sonho, a inauguração da Capela, espaço privilegiado, de encontro com Deus, para alimentar a espiritualidade, da qual Bárbara nutria especial devoção”, diz a Irmã Anita. Também celebraram os 170 anos de Fundação da Congregação.

Pintura Sacra

Fabris conta que concebeu o projeto da capela através do Domus Ecclesiae (igreja doméstica ou domiciliar) relembrando o Primitivismo Cristão, quando as pessoas se reuniam em uma casa para realizarem as celebrações. A pintura da capela retrata o Cristo Pantocrator como figura onipresente. Segundo o artista, a moda na arte sacra vem sendo cada vez mais utilizada. Na imagem, o trono representa o senhor do universo que traz toda a tradição que antigamente a figura do rei demonstrava através do respeito, quando as pessoas se ajoelhavam frente a figura. Cristo carrega em sua mão o livro com passagem de João onde diz que Ele é o caminho, a verdade e a vida. Na outra mão cruza os dedos demonstrando uma bênção da igreja ortodoxa grega.

A representação de folhas de galhos de louro saúda a presença real e os galhos também demonstram a árvore da vida. No forro da capela, a abóboda celeste lembra o antigo testamento, quando Deus fez uma aliança com Abraão e disse que sua descendência seria tão numerosa quanto às estrelas do céu. “Sabemos que existem trilhões de estrelas na galáxia e na Bíblia diz que Deus sabe o nome de cada uma delas, mostrando Seu poder divino ilimitado, infinito e imensurável”, diz Fabris.

No centro do teto da capela, encontra-se a figura do Cordeiro de Deus que remete ao sacrifício. Os vitrais mostram a figura de Bárbara Maix que aponta para o Sagrado Coração de Jesus, no vitral ao lado. Nas laterais do trono, estão as letras alfa e ômega, primeira e última letra do alfabeto grego, que no Evangelho evocam o princípio, o meio e o fim.

A auréola de Cristo tem três braços para mostrar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) na figura do Pantocrator. Jesus veste túnica vermelha, que representa o sangue e o sacrifício. O manto que veste é azul que significa o Espírito Santo e a divindade de Cristo.

Culinária no Turno Extracurricular
O mundo da criança in box – Nível 4A