Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_12_yoast_seo_links' is marked as crashed and should be repaired in /home/icmsec2/public_html/wp-includes/class-wpdb.php on line 2349

Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_12_yoast_seo_links' is marked as crashed and should be repaired in /home/icmsec2/public_html/wp-includes/class-wpdb.php on line 2349

Madre Bárbara promove I Concurso de Leitura

Madre Bárbara promove I Concurso de Leitura

Foi uma manhã de desafios e avaliações no Colégio Madre Bárbara. Ocorreu nessa quinta-feira (7) o I Concurso de Leitura em Línguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola. A atividade foi promovida pela Área de Linguagens com apoio da Associação de Pais e Mestres (APM), a fim de conscientizar os alunos sobre a necessidade de aprenderem a pronunciar adequadamente as palavras, além de observarem entonação e ritmo, em momento de leituras, desenvolvendo a expressão oral e a desinibição.

De acordo com uma das responsáveis pelo concurso, professora de literatura e português Aline Konrath, o evento foi pensado pela importância que a leitura fluente tem para a compreensão de texto. “Compreendemos a necessidade de os alunos expressarem-se bem na língua materna e estrangeiras. As turmas se prepararam por mais de um mês e representaram-nas os melhores leitores de cada turma, que foram selecionados pelos professores e próprios colegas. É gratificante ver o empenho dos nossos alunos ao longo das apresentações”, diz. A professora afirma que o objetivo é realizar em 2018 o II Concurso, nas mesmas modalidades. “A ideia de separar por categorias é para que, ao longo dos anos, os alunos possam vivenciar a experiência nas diferentes línguas: português, inglês e espanhol”, acrescenta.

A professora de português Rosana Scherer orientou os alunos dos 6º e 7º anos, que participaram da Categoria de Língua Portuguesa. Segundo ela, a leitura precisa ser fomentada desde muito cedo. “Percebemos, às vezes, que os problemas que os alunos têm na interpretação de questões em provas e trabalhos são em função da pontuação. Precisam de uma leitura bem feita para poder entender o que está sendo dito. Então, esse concurso vem ao encontro do interesse de melhorem o desempenho na leitura e, consequentemente, em todas as disciplinas”, diz. Rosana afirma que foi uma experiência rica, em que aproveitaram muito para estudar os textos e conhecer vocabulários. “Atingiram o objetivo de melhorar o desempenho na leitura. Muitos eram tímidos e foi ainda uma superação de medo da apresentação em público, domínio de leitura e linguagem, e todos me surpreenderam”.

Há nove anos como professora de língua inglesa do Madre Bárbara, a professora Elisete Laste ficou feliz com a iniciativa da escola. Conforme ela, é importante que consigam se expressar, afinal, nas redes sociais utilizam muito a escrita, sendo a oratória ainda mais importante, pois se expõe e mostram o que realmente sabem. “Houve uma grande evolução. Muitos alunos tinham vergonha no início e agora estão mais tranquilos e se expressando muito bem”.

Alegria com o troféu na mão

Na categoria de leitura na língua portuguesa, o aluno Oliver Gugel de 11 anos ficou em primeiro lugar. Para ele, foi uma experiência que valeu muito a pena. “Estou muito feliz com o resultado. Li para a família, li em frente ao espelho e estudei muito. Gostei do texto sorteado, que, mesmo extenso, tinha palavras simples”, diz. O aluno também participa do Grupo de Teatro Touchê e afirma que as técnicas de relaxamento e interpretação de texto também o ajudaram. “Além disso, adoro ler. Passava os recreios lendo livros na biblioteca”, conta.

O Concurso

O concurso foi dividido em três categorias: Concurso de Leitura em Língua Portuguesa: destinado aos alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Concurso de Leitura em Língua Inglesa: para alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Concurso de Leitura em Língua Espanhola: para alunos dos 1º anos do Ensino Médio. Os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados com troféu e vale-livro, e todos os participantes receberam certificado de participação do evento.

Os participantes foram avaliados pela leitura de textos selecionados para a categoria e disponíveis no regulamento. A leitura foi avaliada por jurados com base nos seguintes critérios: pronúncia (articulação adequada dos sons da língua), entonação (modulação da leitura), clareza (boa dicção), fluência (leitura não truncada, sem hesitações e/ou pausas desnecessárias) e ritmo (respeito à pontuação).

As professoras Rosana Scherer de língua portuguesa, Tatiana Teixeira de inglês e Sônia Vetorazzi de espanhol foram responsáveis por conduzir a atividade com as turmas e as orientaram e prepararam para o concurso.

Vencedores

Concurso de Leitura de Língua Portuguesa – Texto: Bruxas não existem – Moacyr Scliar

1º lugar – Oliver Monteiro Gugel – 6º ano

2º lugar – Rômulo Schneider Klein – 6º ano

3º lugar – Pedro Halllmann – 7º ano

Concurso de Leitura de Língua Espanhola – Texto: El principito – Antoine de Saint-Exupéry

1º lugar – Gabriel Siqueira – 102

2º lugar – Odin Purper – 102

3º lugar – Marília Abreu da Silva – 101

Concurso de Leitura de Língua Inglesa – Texto: The old lion and the fox – Aesop

1º lugar – Isadora Leite Turra – 8º ano

2º lugar – Yasmin Fernandes Batista – 8º ano

3º lugar – Diego Arend – 9º ano

Pesquisando e descobrindo os animais
Viagem de Estudos – 5ºs anos