Ninguém nos ensina a perder

Queridos alunos,

Embora eu já estivesse com a palestra pronta, resolvi escrever este texto no avião vindo para este evento. A motivação veio ao me questionar o que eu queria ter escutado na idade de vocês e não escutei. Inspirado em um livro que li recentemente, me dei conta que a vida inteira me ensinaram a ganhar. Na idade de vocês o que eu mais escutava era quais as escolhas e atitudes eu deveria ter para poder ganhar na vida. Quais os ditos segredos para ganhar uma carreira boa, um cargo de destaque, um salário acima da média. Como ganhar e conquistar o carro, a casa, os prêmios, o reconhecimento, a fama. E posso admitir que na idade de vocês eu consumia muito este tipo de mensagem com um único objetivo: me tornar um ganhador. E ganhei. Ganhei muitas coisas. Mas não foi isto que me inspirou este texto, afinal não foi isto que deixei de escutar.

O que ninguém (ou quase ninguém) me ensinou foi sobre perder. Ninguém me ensinou que para valorizar de fato os ganhos, temos também que aprender a perder. E pode não ser muito motivacional este trecho final deste nosso encontro de hoje, mas querendo ou não você ainda vai perder. E não será pouco. A frase “você pode ter tudo o que quiser” é uma grande ilusão. E talvez possa acontecer com alguns de vocês o que aconteceu comigo: eu acreditei fielmente neste conceito que eu poderia ter tudo o que eu quisesse.
Mas calma! Meu propósito não é lhe deixar mal. Apenas lhe propor uma idéia que pouca gente fala: a arte de saber perder. Isto não nos faz desistir ou se acomodar. Pelo contrário, a perda é uma motivação para seguir procurando a vitória.

Mas perder dói. Frustra. Mas sabe qual é a graça disto? É que depois que a dor passa (e uma hora ela passa) a gente descobre que temos força para tentar de novo e então entendemos que a pessoa que nos tornamos neste ato de perder e recomeçar é muito maior do que a perda ou o até mesmo o ganho. Porque ganhar é ótimo, a gente lava a alma e sente o uma sensação grande de realização. Mas este sentimento dura muito pouco, pois vamos querer ganhar a próxima etapa. Então se a sensação de perder e a de ganhar passam. Mas o que faz tudo valer a pena? A caminhada, a jornada, a busca, o descobrimento.

Portanto não torço que vocês ganhem na vida. Vocês não precisam desta torcida porque de alguma forma, em alguns momentos, vocês vão ganhar. Também não torço que percam, pois seria cruel demais para um escritor que mal conhece vocês. Eu torço apenas que caminhem, que busquem o desconhecido, que experimentem. E quando perder? Chorem. Peçam ajuda. Soquem as paredes. Gritem. E depois levantem e lembrem-se que na vida todas as emoções uma hora passam. E quando ganhar? Comemorem. Não tenham a vergonha ou a humildade de deixar de reconhecer, de compartilhar. Orgulhem-se de vocês mesmos. Ninguém fará isto tão bem feito quanto você. E o mundo jamais vai te reconhecer apenas porque você é uma pessoa legal. O mundo vai te reconhecer quando você agir e ganhar. Mas lembre que na vida todas as emoções uma hora passam. E esta também vai.

Mas a graça está na busca. No desejo de ir além. No desejo de caminhar por caminhos que ninguém nos ensinou.
Talvez você encontre uma profissão ou um trabalho que ame. Talvez não. Mas sugiro a vocês a nunca deixarem de procurar um trabalho que faça sentido. Amor é uma palavra muito nobre para carreira. Convido vocês a pensarem em sentido. Algo que torne a caminhada melhor. Algo que te motive a ganhar e algo que não te torture tanto ao perder.

Entre vitórias e derrotas, é só você quem saberá o que realmente estará importando. Não se preocupe em enxergar todo o caminho.

Ninguém enxerga.

Aquele homem ou mulher, mais velho que você tanto admira, eles também não enxergam o caminho todo. Eles podem não admitir, mas eles também perdem. Mas talvez o encantador deles não esteja na vitória, mas sim no prazer que eles tem na busca.

De alguma forma, nos cruzaremos por aí.
Boa caminhada. Boa busca. Boas perdas. Bons ganhos.

Beijos em todos.
Gabriel Carneiro Costa

Treinamento de Organização – Attraversiamo
Pequenas Alegrias