Professoras do Madre Bárbara recebem reconhecimento do Rotary Clube

Professoras do Madre Bárbara recebem reconhecimento do Rotary Clube

No fim da tarde de sábado (25) ocorreu via live no Youtube a Homenagem aos Educadores pelo Distrito 4700 e pelos clubes de Rotary. No mês de setembro, o Rotary homenageia a Educação Básica e a Alfabetização. No evento virtual, professores que dedicam ou dedicaram o desempenho de sua atividade profissional ao ensino das séries iniciais do ensino fundamental foram homenageados e receberam um certificado. Com orgulho, duas destas professoras homenageadas pelo Rotary Clube de Lajeado Engenho, fizeram história no Colégio Madre Bárbara – Rede ICM.

As educadoras que receberam o reconhecimento foram Adriana Pretto que se dedicou à alfabetização durante 25 anos no Colégio Madre Bárbara. Atualmente está aposentada e participa como integrante do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates) e do Projeto de Extensão Formação Pedagógica e Pensamento Nômade vinculado ao curso de Pedagogia da Universidade. Ensinou com muito carisma e simpatia, demonstrando exercer o cargo de professora com muita dedicação. Também a educadora Luciane Abreu que, além de professora de alfabetização do Colégio Madre Bárbara atualmente, é escritora, autora do livro “A Bruxa Cabruxa”. Luciane busca estimular nas crianças o gosto pela leitura.

Em Lajeado foram homenageados mais três professores. O Rotary Clube Lajeado indicou o professor Raul Stoll e o Rotary Integração, as professoras Carmen Regina Pereira Cardoso e Marta Pereira Lopes.

Madre Bárbara reconhece educadoras

A diretora Maria Elena Jacques destaca que é um orgulho para o Madre Bárbara ter duas mestras homenageadas: Luciane e Adriana. Maria Elena as parabeniza pelo esmero e o grande legado que deixaram no Colégio e aos seus queridos alunos. “São inesquecíveis. Tudo na nossa vida vale a pena quando se faz com amor, encantamento e humildade. Homenagens voltadas a um trabalho com dedicação e vestir a camiseta nos dão orgulho e é uma honra ter vivenciado diretamente o trabalho das duas”, conta a diretora ao salientar que o professor alfabetizador tem total importância na vida do estudante. “Ser alfabetizador é iniciar e ver ao longo do ano o progresso com paciência e brilho nos olhos. Alfabetizadores são pessoas muito sábias e é uma emoção fantástica dizer que os alunos puderam aprender a ler, escrever e interpretar com estas professoras, com certeza uma realização como educador”.

A vice-diretora e coordenadora pedagógica Simone Faleiro afirma a grande satisfação desta homenagem. “Sabemos que a alfabetização, desenvolvida no primeiro ano dos Anos Iniciais, faz parte de uma caminhada que perdurará durante toda vida de cada criança e o Rotary foi muito feliz em ter selecionado estas mestras que buscam excelência no desenvolvimento da sua profissão”.

Gratas pelo reconhecimento

Para a professora Luciane Abreu que fez sua história no Madre Bárbara desde os sete anos, enquanto estudou na instituição, fez magistério, estágio e foi contratada como professora, receber essa homenagem do Rotary foi emocionante. “Me sinto muito grata e honrada por esse destaque, por ser professora alfabetizadora e estar nesse lugar que impacta positivamente a vida das crianças, lembrando que o processo de alfabetização é por toda a vida, mas nós começamos dando as bases para que as crianças construam o seu caminho dentro da escrita alfabética e vão se constituindo esse processo de conhecimento.

Ao longo da caminhada, Luciane entende que o processo de alfabetização é o contato da criança com as práticas sociais de leitura e escrita e isso é libertador na vida das pessoas, principalmente das crianças. “Ver o brilho do olho quando uma criança percebe que está conseguindo ler e escrever é maravilhoso, é muito especial e significativo. Meu desejo é continuar oportunizando momentos desafiadores e lúdicos nesse processo e impactando positivamente a vida dos alunos”, diz.

A professora Adriana Pretto ficou muito feliz em ocupar este lugar junto ao Colégio Madre Bárbara que sempre a acolheu. “O Madre Bárbara me deu esta oportunidade de viver experiências ao lado de tantas crianças que me ensinaram muito. É uma honra ter este reconhecimento, mesmo sabendo o tanto que ainda tenho para aprender na docência”, diz. A educadora agradece imensamente o carinho do Rotary, do Colégio e dos colegas, que segundo ela, todo o trabalho vem acompanhado de muitas vozes que ressoam nesta trajetória profissional. “Acredito num trabalho de educação coletiva, sempre trabalhamos em equipe e carrego junto as vozes dos colegas, diretores, orientadores e amigos. Agradeço essas pessoas que convivi e convivo e aos bons encontros da vida”. Aposentada, Adriana lembra que quando se ama o que faz, não se aposentam nunca. “As crianças me deixaram este legado. Não sei se escolhi elas ou me escolheram, mas tenho muita responsabilidade com elas e fico feliz com todo o reconhecimento”.

Vem Ser Educação – Homenagem Educador Destaque – 28.09
Integração no Espaço de Formação – Níveis 3 Tarde