Volume 1 da Revista Eletrônica Materializando Conhecimentos

“Mudaram as estações, nada mudou, mas eu sei que alguma coisa aconteceu,
está tudo assim bem diferente, se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar que
tudo era para sempre sem saber que para sempre, sempre acaba…”
(Legião Urbana)

Reunir um escopo de ideias numa edição é algo que exige um esforço coletivo e uma atenção apurada. Afinal, trata-se de uma produção intelectual dos alunos e, mais especificamente, a culminância de um período que começou na remota série inicial e que agora se completa na última série do ensino médio, como uma celebração ao conhecimento adquirido ao longo desse período de formação.

Comemorar esse acúmulo de conhecimento e torná-lo concreto através da produção de artigos, relatos e vivências pode ser entendido como o objetivo principal do projeto “Produções e Apresentações Científicas”.

Fazendo um trocadilho pueril com a célebre frase do antigo poeta “pensar é preciso, viver não é preciso”. O movimento intelectual é apenas uma forma diminuta de buscar compreender racionalmente e precisamente a essência do mundo, ou seja, a inexatidão da vida em sociedade.

Estamos falando de educandos que até o momento seguiam trajetórias determinadas pelo outrem, mas que a partir desse momento se viram desafiados a trilhar seu próprio caminho, com todas as dificuldades inerentes ao processo, pois o exercício pleno da autonomia não é seguir simplesmente um percurso já existente, mas sim criar seu próprio caminho, principal essência do porvir.

Nem tudo são flores, chegamos até aqui sobrepujando resistências – tanto de discentes quanto de docentes, administrando inquietudes, desviando de olhares incrédulos, mas sempre pensando que o objetivo principal era válido e promissor.

Desde o lançamento da proposta da Revista Eletrônica Materializando Conhecimentos até a execução final, os sentimentos orbitaram entre receios, angústias e certezas. Receio pela novidade do projeto, angústia pelo desejo de fazer o melhor possível e certeza de que, ao final do processo, esses dois sentimentos acima seriam dirimidos por um superior, que é a satisfação pelo dever cumprido e pelo valor agregado aos escritos publicados nessa edição. Antes de tudo, pela certeza de que fizemos a diferença.

Portanto, nesta Revista reunimos as produções intelectuais dos alunos da terceira série do Ensino Médio do Colégio Mãe de Deus. Esta conta com três grandes temas distribuídos na forma de artigo, relato e vivência, a saber: a sociedade consumista; consumismo, questão ambiental e o papel da coletividade; e, finalmente, a globalização e sua influência na língua nacional.

Temos consciência que o trabalho não se esgotou e ainda pode ser aprimorado em vários aspectos, dependendo, para tanto, das diretrizes e expectativas de cada educando. Continuamos imbuídos deste desejo de transformar a nossa realidade através da educação e dos referenciais de justiça e de solidariedade social. Tenham todos uma boa leitura.