“Adotar é amar de graça, quem abandona não tem raça!”

Alunos do 3º ano “C” se sensibilizam pela causa dos animais abandonados em Iporã
Nesse início do mês de outubro, quando comemoramos o dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais (04/10), Letícia Flores G. Rahuan, voluntária do grupo “SOS Vira-latas de Iporã”, esteve na Escola Nossa Senhora Aparecida, a convite da Professora Michella T. K. Sassaki e sua turma do terceiro ano “C”, do período vespertino, para receber as moedinhas arrecadadas pela turma para serem empenhadas na assistência aos animais abandonados no município de Iporã.
No Projeto Educativo da Rede – ICM e da ENSA – Escola Nossa Senhora Aparecida, a construção de valores como a solidariedade, o cuidado com o próximo e a defesa da vida, em suas diferentes formas recebe destaque e perpassa as variadas disciplinas e atividades desenvolvidas. O respeito à natureza, às plantas, aos animais são temas recorrentes nas aulas e despertam a sensibilidade e a empatia dos estudantes. Por isso, ao longo do semestre, a professora Michella vem sensibilizando seus alunos em relação à importância de que os cuidados para com o próximo sejam estendidos também aos animais, que também são criaturas de Deus, também contribuem para a beleza e a diversidade da vida no planeta, para o equilíbrio do ecossistema e também requerem o nosso amor e proteção.
O tema gerou muitas pesquisas, leituras, debates, discussões e até orações pelos animaizinhos, despertando, na turma, o espírito de solidariedade e de compaixão pelos animais que, muitas vezes, são maltratados ou até abandonados à própria sorte pelas ruas da cidade. Sensibilizados pela causa, como gesto concreto, os estudantes se mobilizaram em campanhas de combate aos maltratos aos animais e em prol da adoção consciente de animais, alavancando na escola a campanha de doação de moedinhas a serem revertidas em ração e em cuidados para os animais acolhidos pelo grupo de voluntárias “SOS Vira-latas” do município. A entidade protagoniza esse tipo de campanha no município, há mais de cinco anos, oferecendo assistência a animais em condições de risco, promovendo campanhas de conscientização e eventos para a adoção de animais e, para divulgar seus trabalhos, o grupo conta com uma página no Facebook e tem cofrinhos para arrecadação de moedinhas distribuídos em diversos pontos da cidade, inclusive na Escola Nossa Senhora Aparecida.
Durante sua visita, a voluntária Letícia enalteceu os gesto de solidariedade das crianças e destacou que, com atitudes assim, eles estão também, mesmo que indiretamente, adotando um animal abandonado. Ela incentivou os estudantes a assumirem, pela vida afora, o compromisso de ajudarem a defender a vida, sempre que for necessário.
A professora Michella, por sua vez, mostrou-se emocionada com a repercussão da campanha na escola e com o envolvimento dos estudantes pela causa.  Afinal, para ela, “adotar um animalzinho abandonado é, também, um lindo gesto de amor!”. Por isso, a campanha continua. Abrace esta causa você também!

             

SEMANA DAS CRIANÇAS É CELEBRADA COM MUITA DESCONTRAÇÃO NA ENSA
ENSA divulga processo seletivo para concessão de Bolsas de Estudo para o ano letivo de 2022