Respeito às diferenças é tema de peça teatral na ENSA

Na última quarta-feira (19), os alunos da ENSA tiveram uma divertida apresentação teatral com uma mensagem séria e pertinente: o bullying, organizado pela professora Camila Almeida de Oliveira.

A obra faz parte de um conjunto de ações educativas que Camila e outras educadoras estão desenvolvendo na escola para conscientizar as crianças acerca do respeito mútuo. “O nosso intuito é refletir as diferenças e trabalhar a autoaceitação. Isso eleva a autoestima, promove um ambiente de respeito e inibe o bullying”, destacou.

O bullying existe há muito tempo. Contudo, passou a chamar atenção na década de 1970, quando educadores observaram um aumento significativo na violência praticada entre os alunos nos espaços escolares. Foi o professor e pesquisador norueguês Dan Olweus quem relacionou o termo bullying (que na língua inglesa, bully significa valentão, tirano) ao fenômeno.

Em 2016, entrou em vigor no Brasil a LEI Nº 13.185, conhecida como “lei antibullying”. A medida ajuda a caracterizar os tipos de agressões que podem ser considerados bullying:

– ameaçar a vítima;

– fazer grafites depreciativos sobre determinado indivíduo;

– promover o isolamento social da pessoa;

– perseguir, amedrontar e chantagear o alvo.

O bullying ou qualquer atitude depreciativa pode começar com uma simples brincadeira de mal gosto o qual, gradativamente, pode se transformar em algo grave. Mas isso pode ser evitado. Além da mobilização escolar, é muito importante que os pais e os familiares falem do assunto com os seus filhos e que, principalmente, evitem fazer colocações preconceituosas perto das crianças.

“Precisamos monitorar nossas atitudes perto dos pequenos, porque nós, os adultos, somos a fonte mais confiável de exemplo que eles têm. Portanto, para erradicar qualquer chance de termos bullying em nossa escola, trabalhamos constantemente esse tema, seja em roda de conversas ou por meio de atividades lúdicas como essa peça teatral”, esclareceu a educadora.

Abaixo listamos cinco produções audiovisuais (documentário, filme ou série) que abordam o bullying e suas implicações:

  1. 13 Reasons Why
  2. Degrasssi
  3. Carrie, a estranha
  4. The class (Klass)
  5. Audrie e Daisy
O “Arraiá da Aparecida” promete ser um estouro! 
Você já brincou o jogo da memória com meias?