IMAGINAR, segundo o dicionário, é formar a imagem mental (de algo não presente), é idear, é descobrir, criar algo abstrato, a partir de um estímulo qualquer. Na turma do Jardim “III”, na última semana, bastou um convite da Professora Eliete Trazzi para que os alunos decolassem da sala de aula e aterrissassem no universo do faz-de-conta.
A professora tirou um livro da bolsa, leu apenas o título e foi o suficiente para aguçar a curiosidade dos pequenos. Então, ela pediu que as crianças deitassem no chão, para relaxar a mente, e deixassem a imaginação fluir. Eles deviam se imaginar dentro da história que seria contada”, afirma a professora.
A história? “O monstro das cores vai à escola”. A história de um monstrinho que está aprendendo a lidar com seus próprios sentimentos despertou na imaginação das crianças muitos sentimentos, ideias, histórias e experiências. E assim foi aberto um universo de possibilidades de trabalho com os pequenos, atendendo a uma série de competências e habilidades que compõem as expectativas de aprendizagem da Educação Infantil. Nessa etapa, a introdução das crianças no universo da fantasia, do faz-de-conta estimula a imaginação, possibilitando a elas um primeiro acesso ao mundo da abstração, que é fundamental para a compreensão do mundo, não só na infância, mas em todas as fases da vida.