TSURU: CONSTRUINDO UM DESEJO DE PAZ

E se, de repente, tivéssemos em nossas mãos o poder de proteger as crianças da violência e instaurar a paz no mundo? Esta pergunta inquietou os estudantes do terceiro ano “C”, ao lerem o Manifesto 2000, da UNESCO, que tem como objetivo promover a amizade e a cultura de paz, além de combater a violência.

Já sensibilizados pela causa, os alunos conheceram a lenda do tsuru, uma ave sagrada que, na cultura japonesa, simboliza a saúde, a felicidade, a longevidade e a fortuna. Nas aulas de Língua Portuguesa, ao trabalhar com o gênero textual “texto instrucional”, a professora Luana Margatto explicou a finalidade do gênero e instigou as crianças a confeccionarem um origami dessa ave lendária e tão afortunada. Segundo a lenda, se a pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar.

Então, seguindo o passo a passo de um texto instrucional, com simples folhas de papel, os estudantes deram vida aos seus anseios, produzindo o origami do tsuru. Foi uma aula produtiva e foi um gesto simbólico, também. Os alunos levaram seus origamis para casa, comprometendo-se a serem mensageiros da paz em sua casa, na escola, na rua, em qualquer lugar.

 

O SEPULCRO ESTÁ VAZIO: CRISTO RESSUSCITOU!
DE OLHO NO CÉU: ESTUDANDO OS MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO