Café Literário animou a semana!

Projeto de Linguagens, Café Literário, animou início de semana!

Desenvolvido pelos Professores da Área de Linguagens, o projeto abrangeu as turmas do 6º ao 9º ano EF, trabalhando obras clássicas da Literatura Nacional e Internacional, e seu ponto de culminância aconteceu no início desta semana, com as apresentações teatrais adaptadas, nos dias 10 e 11 de julho, no Auditório da escola.

Os estudantes dos referidos anos de escolaridade puderam adentrar o universo literário por meio de obras consagradas, como “O Guarani”, de José de Alencar, “Dom Quixote e seus amores”, de Miguel de Cervantes, “O Pequeno Príncipe”, de Antoine Saint-Exupéry e narrativas da cultura popular brasileira, com Cordel e programas de auditório.

A turma 91 abriu a série de apresentações, com O Guarani. Abordou a temática da miscigenação a partir do encontro dos colonizadores portugueses e dos colonizados indígenas, de como a nossa sociedade surge a partir de tal mistura e a importância do respeito aos povos tradicionais. Uma sociedade que cresce e cria uma nova identidade, com a mistura de línguas, religiões e culturas diversas.

Dando sequência, entraram em cena as turmas 81 e 83, com a divertida apresentação adaptada de “Dom Quixote e seus amores”. Ambas as turmas partiram do conceito de que Dom Quixote era um homem que vivia de suas ilusões e suas histórias literárias, mas que se apaixonou por outras personalidades, como a escritora Clarice Lispector, que contribuiu com o seu olhar intimista sobre as pessoas; de Frida kahlo, com as suas obras artísticas inusitadas; de Marilyn Monroe, atriz americana de personalidade forte e encantadora; e o grande amor imaginário, Dulcinéia. Mulheres que marcaram época! E Quixote nunca mais seria o mesmo a partir da sua relação com essas mulheres maravilhosas.

Depois foi a vez das turmas 71 e 73, animando a plateia com mix de estilos narrativos: telejornal, programa investigativo, de entretenimento e música popular. Com bastante humor, os estudantes envolveram a plateia, com interações que fortaleceram um bonito vínculo entre turmas de diferentes idades.

Por fim, as turmas 61 e 63, em forma de cordel, narraram duas histórias muito populares, uma que marca corações de crianças, jovens e adultos até hoje: “O Pequeno Príncipe”; e outra que alimenta nossa imaginação há séculos: a história de Inês de Castro, aquela por trás do ditado “Inês é morta”, a rainha portuguesa que viveu no século XIV e só depois de morta foi coroada.

E quer saber mais? Ainda os estudantes se deliciaram com recheado lanche partilhado! Afinal, é café literário!

Veja os registros das turmas 91, 81 e 83! Em breve, aqui também, os registros das turmas de 6º e 7º ano!

 

Homenagem aos Avós da Educação Infantil
Festa Junina do Carmo