Normas de Convivência

NORMAS DE CONVIVÊNCIA ESCOLAR

Para o bom andamento das atividades da Escola e para um melhor atendimento tanto do aluno, como dos senhores responsáveis, seguem algumas informações e normas educativas.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
– Recepção: das 7h às 18h.
– Secretaria: das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.
– Tesouraria: das 7h30min às 12h e das 13h às 17h30min, de segunda à sexta-feira.

ENTRADA E SAÍDA DE ALUNOS: O portão lateral, situado à Rua Professor Carlos Wenceslau, 574 – abrirá às 6h45min (manhã) e às 12h45min (tarde), para os alunos do 2º ao 9ºAE.
O portão situado à Rua General Sezefredo, 365 – abrirá às 7h (manhã) e às 13h (tarde), para os alunos da Educação Infantil ao 1ºAE e Turno Extracurricular.
Pela RECEPÇÃO, a entrada dos alunos será permitida somente depois do fechamento dos portões às 7h15min e às 13h15min.
Os responsáveis deverão ficar atentos à pontualidade de seus filhos, pois atrasos ou perdas de aulas implicarão em dificuldades assumidas pela família. Os pais ou responsáveis deverão buscar os alunos, impreterivelmente no horário, com tolerância de 15min.

ATRASOS: A tolerância para atrasos será de 15 minutos. Após esse tempo, os alunos do 6º ao 9º AE aguardarão o início do próximo horário, acarretando falta na disciplina não frequentada.

FALTAS: A ausência do aluno deverá ser justificada, na Agenda (Educação Infantil) e no Caderno de Recados (1º ao 9º AE), pelos pais ou responsáveis. Em caso de doença, o aluno deverá apresentar atestado médico no dia do retorno à escola.

SAÍDAS ANTECIPADAS DA ESCOLA: Deverão ser evitadas, mas, quando necessário, serão concedidas, após solicitação na Agenda e/ou Caderno de Recados, por escrito, dos pais ou responsáveis, ou ainda se o responsável vier buscá-lo(a).

TRANSPORTE ESCOLAR: A escola não se responsabiliza pelos veículos que fazem transportes de seus alunos. Não haverá liberação de aluno antes do horário, em função do transporte contratado, somente mediante autorização do responsável pelo aluno (na Agenda e/ou Caderno de Recados por escrito ou por telefone).

ENDEREÇOS: Endereços e telefones da residência e do trabalho dos pais ou responsáveis pelos alunos deverão estar sempre atualizados, na secretaria da escola, bem como, os telefones de emergência, na Agenda e/ou no Caderno de Recados do aluno, para contato em caso de necessidade.

MEDICAMENTOS: Para segurança dos alunos, não administramos medicamentos, exceto aqueles enviados pelos pais ou responsáveis, mediante autorização, por escrito, na Agenda e/ou Caderno de Recados, juntamente com a xerox da receita médica.
Obs.: 1. Os medicamentos devem estar na mochila do aluno ou entregues na recepção, juntamente, com a receita médica;
2. A Escola deverá ser comunicada caso o aluno contraia doenças infectocontagiosas: conjuntivites, catapora, rubéola, entre outras. Este poderá retornar à escola, após liberação feita por meio de atestado médico;
3. Caso o(a) aluno(a) precise de atendimento médico de urgência, a escola avisará ao responsável, imediatamente. Encaminharemos o(a) aluno(a) à UPA, plano de saúde (o aluno deverá ter junto, na Agenda e/ou no Caderno de Recados, xerox da carteirinha do plano) ou conforme orientações recebidas do responsável;
4. Em caso de ACIDENTE NO ESPAÇO ESCOLAR, a escola entrará em contato com o responsável e com o SEGURO ESCOLAR para os procedimentos e encaminhamentos necessários.

UNIFORME ESCOLAR: É de uso obrigatório para todos os alunos. Uniforme completo, no modelo adotado pela escola, incluindo o agasalho. Esse uniforme é utilizado nas atividades da escola, no uso da biblioteca e nas Saídas Culturais. Não será permitido o uso de maquiagens, chinelos, bonés, sandálias e similares. Todo uniforme deverá ser identificado com o nome do aluno.

MATERIAL ESCOLAR: Todo o material escolar é de responsabilidade do aluno e deve ser identificado com o nome. O material escolar esquecido em casa deverá ser encaminhado à recepção, que entregará ao aluno.

BIBLIOTECA: A biblioteca funciona no horário das 8h às 11h e das 13h30min às 16h30min, de segunda a sexta-feira, para pesquisa e elaboração dos trabalhos. Para que os alunos do 7º ao 9º AE possam utilizar a biblioteca, no contraturno, é necessário que procurem a bibliotecária e façam o agendamento com ANTECEDÊNCIA. Para frequentar a biblioteca, o aluno deverá estar obrigatoriamente uniformizado.

SAÍDAS CULTURAIS: São programadas com antecedência pela escola e com prévia autorização dos pais ou responsáveis.

BRINQUEDOS: Os alunos da Educação Infantil e do 1ºAE trarão brinquedos às sextas-feiras, com a orientação e regras estipuladas pela professora.

AVALIAÇÕES: Serão propostas de acordo com cada ano de escolaridade (1º ao 9º ano). O BOLETIM ESCOLAR e/ou PARECER DESCRITIVO será entregue aos pais ou responsáveis, em reunião, no final de cada trimestre.

DISCIPLINA NO RECINTO ESCOLAR E IMEDIAÇÕES: atitudes e ações que prejudiquem a harmonia no ambiente, o favorecimento da aprendizagem e da convivência, não deverão ser praticadas pelo estudante. Em caso de transgressão das normas disciplinares, o aluno estará sujeito às sanções previstas no Regimento Escolar, não seguindo, necessariamente, a ordem: conversa e aconselhamento do aluno, advertência verbal ou escrita, afastamento temporário das atividades escolares, matrícula condicional e cancelamento da matrícula.
Obs.: 1. Não será admitida a agressão física, ofensa verbal ou gestual, a qualquer pessoa no recinto escolar ou em suas imediações. Providências serão tomadas de acordo com o Regimento Escolar, em caso de manifestação de alguma forma dessas condutas inapropriadas;
2. O aluno que, por suas atitudes, prejudique o bom andamento dos trabalhos em sala de aula, é advertido, em particular, pelo professor que procura, junto com o discente, analisar os fatos e buscar soluções que o ajudem a assumir suas responsabilidades;
3. O professor solicita auxílio do Serviço de Orientação Educacional, quando não surtir efeito a advertência particular;
4. A Escola notifica aos pais as irregularidades disciplinares ocorridas com o aluno e esgotados os recursos, toma as providências necessárias previstas no Regimento Escolar.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

EM SALA: Não é permitido lanchar, tomar refrigerante, mascar chicletes, chupar pirulitos, balas ou outras guloseimas.

OBJETOS VALIOSOS: A escola orienta os alunos a não portarem objetos de valor no ambiente escolar. Caso o aluno venha a trazer, são de sua inteira responsabilidade, e a escola não se responsabilizará por danos, perdas ou extravios.

USO DE CELULAR E APARELHOS ELETRÔNICOS: Para evitar constrangimentos e exposição de imagens, aconselhamos que os alunos não autorizem que qualquer pessoa lhes fotografe, pois não há meios de controlar o uso dessas imagens. Caso o aluno seja flagrado usando ou manuseando celular ou aparelhos eletrônicos, em sala, de forma indevida, o aparelho será recolhido pelo professor e entregue à Coordenação. O objeto será devolvido somente ao responsável do aluno.
O uso em sala de aula será somente quando for solicitado pelo(a) professor(a) para a realização de alguma atividade, pesquisa ou consulta e sob a orientação do(a) educador(a). A Escola não se responsabiliza por publicações feitas por alunos nas redes sociais.

DANOS MATERIAIS: Os danos a objetos, móveis e instalações da escola, causados pelo aluno, deverão ser reparados. O responsável pelo aluno assumirá a responsabilidade pelos atos e custos da reparação ou da reposição de materiais, conforme CONTRATO.

ACHADOS E PERDIDOS: Os objetos localizados serão entregues aos inspetores ou levados à recepção, e deverão ser procurados pelos alunos ou responsáveis. Vale ressaltar a importância do nome do aluno em todo material escolar.

REUNIÃO DE PAIS: Comparecer às reuniões é uma oportunidade de esclarecer dúvidas e acompanhar o andamento da vida escolar de seu (sua) filho (a). Enviaremos, posteriormente, as datas e horários das reuniões presenciais. Caso haja necessidade de um atendimento individual, com o professor, o pai ou responsável deverá agendar.

CALENDÁRIO ESCOLAR: Disponível no site da Escola. Este poderá sofrer alterações caso haja necessidade.

Atenciosamente,

A Direção.