fbpx

Normas de Convivência

ENTRADA E SAÍDA DE ALUNOS:  Os responsáveis deverão ficar atentos à pontualidade de seus filhos, pois atrasos ou perdas de aulas implicarão em dificuldades assumidas pela família. Os atrasos serão registrados na agenda. Os pais ou responsáveis deverão buscar os alunos impreterivelmente no horário, com tolerância de 15min.

ATRASOS: A tolerância para atrasos será de 15 minutos. Após esse tempo, os alunos do 6º ao 9º ano aguardarão o início do próximo horário, acarretando falta na disciplina não frequentada.

FALTAS: A ausência do aluno deverá ser justificada, na agenda, pelos pais ou responsáveis. Em caso de doença, o aluno deverá apresentar atestado médico.

SAÍDAS ANTECIPADAS DA ESCOLA: Deverão ser evitadas, mas, quando necessário, serão concedidas, após solicitação na agenda, por escrito, dos pais ou responsáveis.

TRANSPORTE ESCOLAR: A escola não se responsabiliza pelos veículos que fazem transportes de seus alunos. Não haverá liberação de aluno antes do horário, em função do transporte contratado. Somente mediante autorização  do responsável pelo aluno (na Agenda por escrito ou por telefone).

AGENDA ESCOLAR (personalizada): É o elo de comunicação entre a escola e a família, portanto, de uso obrigatório diário e de responsabilidade do aluno.

ENDEREÇOS: Endereços e telefones da residência e do trabalho dos pais ou responsáveis pelos alunos deverão estar sempre atualizados, na secretaria da escola, bem como, os telefones de emergência, na agenda do aluno para contato, em caso de necessidade.

MEDICAMENTOS: Para segurança dos alunos, não administramos medicamentos, exceto aqueles enviados pelos pais ou responsáveis, mediante autorização, por escrito, na agenda, juntamente com a xerox da receita médica.
Obs.:  1. Os medicamentos devem estar na mochila do aluno ou entregues na recepção, juntamente com a receita médica.
2. A Escola deverá ser comunicada caso o aluno contraia doenças infectocontagiosas: conjuntivites, catapora, rubéola, entre outras. Este poderá retornar à escola, após liberação feita por meio de atestado médico.

UNIFORME ESCOLAR:  É de uso obrigatório, para todos os alunos. Uniforme completo, no modelo adotado pela escola, incluindo o agasalho. Esse uniforme é utilizado nas atividades da escola e extraclasse. Não será permitido o uso de maquiagens, chinelos, boné, sandálias e similares. Todo uniforme deverá ser identificado com o nome do aluno.

MATERIAL ESCOLAR: Todo o material escolar é de responsabilidade do aluno e deve ser identificado com o nome, não sendo permitido seu empréstimo.
O material escolar esquecido em casa deverá ser encaminhado à recepção, que entregará ao aluno.

BIBLIOTECA: Para que os alunos do 6º ao 9º ano possam utilizar a biblioteca  no turno inverso de aula é necessário que procurem a Eline, bibliotecária, para que façam o agendamento com ANTECEDÊNCIA.  Para frequentar a biblioteca o aluno deverá estar obrigatoriamente uniformizado. A biblioteca funciona no horário de 8h às 10h e das 14h às 16h, de segunda a sexta para pesquisa.

AULAS PASSEIOS: São programadas com antecedência e com prévia autorização dos pais ou responsáveis.

COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO: Somente para os alunos da Educação Infantil ao 5º ano.

A comemoração dos aniversários poderá ser feita na escola, desde que sejam seguidas as seguintes instruções:
– somente bolo, refrigerante ou suco, copo descartável, pá de bolo, vela e fósforo serão permitidos;
– a comemoração será feita somente com a educadora e a turma na hora do recreio;
– não serão permitidos convites, docinhos, salgadinhos, saquinho surpresa e outras guloseimas;
– foto somente da criança e/ou a educadora.

BRINQUEDOS: Somente para os alunos do 1º ao 5º ano, com a orientação e regras estipuladas pela professora.

AVALIAÇÕES: Serão propostas de acordo com cada ano de escolaridade (1º ao 9º ano).

BOLETIM ESCOLAR e/ou PARECER DESCRITIVO: Será entregue aos pais ou responsáveis, em reunião, no final de cada trimestre.

DISCIPLINA NO RECINTO ESCOLAR E IMEDIAÇÕES: Atitudes e ações que prejudiquem a harmonia no ambiente, o favorecimento da aprendizagem e da convivência, devem ser evitadas pelo estudante. Em caso de transgressão das normas disciplinares, o aluno estará sujeito às sanções previstas no Regimento Escolar, não seguindo, necessariamente, a ordem: conversa e aconselhamento do aluno, advertência oral, advertência escrita, suspensão temporária das atividades escolares e cancelamento da matrícula.
Obs.: Não será admitida a agressão física, ofensa verbal ou gestual, a qualquer pessoa no recinto da escolar ou em suas imediações. Providências serão tomadas de acordo com o Regimento Escolar, em caso de manifestação de alguma forma dessas condutas inapropriadas.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

EM SALA: Não é permitido lanchar, tomar refrigerante, mascar chicletes, chupar pirulitos, balas ou outras guloseimas.

OBJETOS VALIOSOS: A escola orienta os alunos a não portarem objetos de valor no ambiente escolar. Caso o aluno venha a trazer, são de sua inteira responsabilidade, e a escola não se responsabiliza por danos, perdas ou extravios.

USO DE CELULAR E APARELHOS ELETRÔNICOS: De acordo com Lei 4.131 de 2 de maio de 2008, não é permitida a utilização de celulares dentro de sala de aula.
Para evitar constrangimentos e exposição de imagens, aconselhamos que os alunos não autorizem que qualquer pessoa lhes fotografe, pois não há meios de controlar o uso dessas imagens. Caso o aluno seja flagrado usando ou manuseando celular ou aparelhos eletrônicos em sala, o aparelho será recolhido pelo professor e entregue à Coordenação. O objeto será devolvido somente para o responsável do aluno.

DANOS MATERIAIS: Os danos a objetos, móveis e instalações da escola, causados pelo aluno, deverão ser reparados. O responsável pelo aluno assumirá a responsabilidade pelos atos e custos da reparação ou da reposição de materiais.

ACHADOS E PERDIDOS: Os objetos localizados serão entregues aos Inspetores ou levados à recepção, e deverão ser procurados pelos alunos ou responsáveis.

ATENDIMENTO AOS PAIS NAS PORTAS DAS SALAS DE AULA: Serão proibidas a interrupção da aula e a permanência dos pais na porta da sala de aula, pois os professores precisam estar atentos aos seus alunos.

REUNIÃO DE PAIS: Comparecer às reuniões é uma oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer o andamento da vida escolar de seu filho. Fiquem atentos à Circular do início do ano letivo.
Caso haja necessidade de um atendimento individual com o professor, o pai ou responsável deverá agendar.

Desde já agradecemos a sua colaboração e compreensão.
Direção e Coordenação.

Menu