Mais um passo para a caminhada do ano letivo 2023…

Dando continuidade à jornada pedagógica, nossos educadores deram, hoje, mais um importante passo para a caminhada do novo ano letivo. Além das reuniões pedagógicas de planejamento e treinamento para utilização do sistema acadêmico, o Serviço de Pastoral Escolar ofereceu a todos um momento de reflexão e partilha acerca da Campanha da Fraternidade 2023, o modo brasileiro de celebrar a Quaresma, conforme nos orienta a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). E neste ano traz o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Na ocasião, cada educador expressou seus valores, visões e desejos de construção de uma sociedade mais justa e solidária. “De que temos fome?” foi o questionamento norteador introdutório, a fim de que a reflexão ganhasse impulso para um olhar crítico sobre a realidade da fome na vida de tantos irmãos e irmãs, desafio social, humanitário, uma situação que não se pode deixar de enfrentar, como nos diz Papa Francisco.

O momento também contou com a iluminação bíblica de Mt 14,13-21, cena evangélica na qual Jesus educa seus discípulos a um novo jeito de ser e de agir diante dos desafios. No coração do Mestre havia grande espaço para a compaixão, para o respeito à dignidade da pessoa e seu direito à vida. Seu testemunho sempre nos aponta para a solidariedade, partilha e reconhecimento da ação da graça do Pai, cujo amor se estende a toda a criação, num projeto de vida em abundância.

Os educadores ainda receberam subsídios para elaboração de momentos reflexivos junto aos estudantes de cada segmento, para que nossa comunidade escolar construa, a cada dia, uma cultura de promoção e defesa da vida, em consonância com os ensinamentos de nosso Mestre, Jesus Cristo.

Segundo o texto-base da CF 2023, é necessário agir conjuntamente para superarmos a fome, com soluções criativas e responsáveis, concretizando políticas públicas, que atinjam a raiz deste flagelo. E que nosso coração se torne sempre mais espaço acolhedor e compassivo!

 

Volta às Aulas!
I Encontro Escola e Família