“Vós sois o sal da terra; vós sois a luz do mundo”(cf. Mt 5,13) – diz-nos o Senhor!
O Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta nos diz o que o Senhor nos fala através do Evangelho de São Matheus.
No Evangelho (cf. Mt 5, 13-16) o Senhor fala-nos da nossa responsabilidade perante o mundo: Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo. E diz isso a cada um de nós, àqueles que queremos ser seus discípulos.  O sal dá sabor aos alimentos, torna-os agradáveis, preserva da corrupção e era, no passado, um símbolo da sabedoria divina. A luz é a primeira obra da criação (cf. Gn 1, 15), e é o símbolo do Senhor, do Céu e da Vida. Quando os cristãos vivem segundo a sua fé e têm um comportamento irrepreensível e simples, brilham como astros no mundo (cf. Fil 2, 15), no meio do trabalho e dos seus afazeres, na sua vida normal.
Com uma linguagem simplificada, as crianças do Pré 2, aprenderam que nós fomos escolhidos para sermos “sal da terra e luz do mundo”, a fim de  brilharmos como luzes e temperarmos o mundo com nossas boas atitudes. Todos nós somos chamados a fazer o bem e amarmos ao próximo.