fbpx

Sobre a Unidade Socioassistencial

No ano de 1939 a Sra.Francisca Viana da Cunha, viúva do Sr.Frederico Viana da Cunha, fez a doação do imóvel “Quinta São José”, local em que está situado o Lar São José, para a Mitra Arquidiocesana de Porto Alegre. A intenção da D.Francisca era que, no imóvel doado fosse construído um orfanato para menores desamparados. Em 08 de abril de 1942, a Mitra Diocesana doou o imóvel à Sociedade Educação e Caridade. No dia 19 de novembro de 1942, chegaram a Taquari as duas primeiras Imãs da Congregação, para dar início aos trabalhos desta nova fundação.

Em 06 de janeiro de 1943, foi inaugurada a Escola São José, com a finalidade de ministrar cursos de corte e costura, datilografia e trabalhos manuais, habilidades muito importantes e apreciadas na época.

No dia 16 de outubro de 1945 a Congregação fez o lançamento da pedra fundamental para construção de um prédio com o objetivo de cumprir com a finalidade pela qual o imóvel foi doado: Abrigar menores pobres e desamparados.

Em 22 de agosto de 1948, ocorreu a inauguração do novo prédio denominado Amparo São José. No decorrer deste ano os trabalhos tiveram seu início com meninas pobres e desamparadas em regime de internato. Essa modalidade de atendimento prosseguiu até o ano de 1981.

No ano de 1969, o Amparo São José recebeu, oficialmente, a denominação de Lar São José.

De 1981 até nossos dias, o Lar São José atende crianças e adolescentes de ambos os sexos, em turno inverso da escola, através do Serviço de Proteção Social Básica-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

As crianças e adolescentes atendidas são oriundas de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal.

A Unidade dispõe de espaços físicos amplos e bem equipados, conta com equipe técnica e um grupo de educadores com formação permanente.

As crianças e adolescentes recebem alimentação e atendimento através de grupos de convivência e oficinas.a

Menu