Alunos protagonizam em Festival de Cinema e Concurso de Vídeo-oratória

Alunos protagonizam em Festival de Cinema e Concurso de Vídeo-oratória

Um dia de estrelato para os jovens do Ensino Médio do Colégio Madre Bárbara – Rede ICM. Tapete vermelho, pipoca e superestreias. Na tarde e noite desta quarta-feira (29), foi realizado o XI Festival de Cinema, nas categorias língua portuguesa e língua inglesa, além do VIII Concurso de Vídeo-oratória, evento coordenado pela área das linguagens. Após assistirem aos vídeos e curtas, ocorreu a entrega dos troféus selecionados pelo júri técnico e pela plateia a partir de votação via QR Codes, no júri popular.

Para a coordenadora do Concurso de Vídeo-oratória, professora de português e literatura, Aline Konrath, é interessante perceber a evolução das oratórias a cada ano, já que os alunos também aprendem com os trabalhos dos anos anteriores. “É uma constante aprendizagem para todos nós. Eles assistem aos vídeos anteriores, enxergam e trabalham a partir daquele foco”. Entre os critérios analisados pelos jurados estavam: dicção, conteúdo, questões relacionadas ao vídeo, como enquadramento, habilidades em relação a uma fala clara e pausada, entonação, comunicação verbal e corporal. A temática deste ano foi “Relatos de um aprendizado”.

O Festival de Cinema em língua portuguesa, foi coordenado pela professora de arte Cristiane Schneider e professora de português e literatura Francieli Winck, com o tema “A vida como ela é”. Segundo a professora Francieli, e escolha de um tema mais livre surgiu pensando-se na pandemia, que fez com muitos mudassem seus estilos de vida. “Foi uma forma de explorarem o que sentem, o que pensam e apresentar momentos que tenham servido de experiência. Ficamos muito felizes de realizar o evento presencial, o que trouxe emoção e empolgação aos alunos”, diz. A professora conta que os alunos sempre surpreendem, muitos são tímidos em sala de aula e quando desenvolvem os curtas mostram suas potencialidades em relação à arte, à literatura e aos recursos audiovisuais.

O Festival de Cinema, na categoria inglesa, foi coordenado professoras Elisete Laste e Silvia Bierlmeier. Os alunos surpreenderam em nível de qualidade, assumindo o seu protagonismo. “Eles se desafiaram muito, praticaram o inglês para que as falas ficassem naturais e perfeitas. Ficamos muito orgulhosas”, diz Elisete. As professoras destacam que na categoria inglesa, o desafio costuma ser ainda maior, pois além da emoção, entonação, expressão facial e corporal, a língua precisa ser pronunciada com a fluidez da fala, mostrando naturalidade.

Concurso de Vídeo-oratória

1º lugar Gabriela Mathes

2º lugar Brenda Nunes

3º lugar Pedro Hallman 

Festival de Cinema – Categoria Portuguesa

 Melhor Trilha Sonora: Naquela noite, Matheus sonharia com aranhas

Melhor Edição: Duplicidade

Melhor Figurino: Aquilo que restou

Melhor Roteiro: Naquela noite, Matheus sonharia com aranhas

Melhor Fotografia: Naquela noite, Matheus sonharia com aranhas

Melhor Atriz Coadjuvante: Anna Laura Scheeren – Aquilo que restou

Melhor Ator Coadjuvante: Guilherme Tolio – Duplicidade

Melhor Atriz: Vitória Motta – Duplicidade

Melhor Ator: Felipe Wicteky – Aquilo que restou

Júri Popular: Aquilo que restou

Júri Técnico: Naquela noite, Matheus sonharia com aranhas

Festival de Cinema – Categoria Inglesa

 Melhor Trilha Sonora: The Forest Through The Trees

Melhor Edição: The Forest Through The Trees

Melhor Figurino: The Greatest Love

Melhor Roteiro: Who One Day Will Say This a Reason

Melhor Fotografia: About a man: as everything else in society

Melhor Ator Coadjuvante: Gabriel Fagundes

Melhor Atriz Coadjuvante: Clara Rockenbach da Silva

Melhor Atriz: Joana Müller

Melhor Ator: Lucas Quinot

Júri Popular – Who One Day Will Say This a Reason

Júri Técnico – Who One Day Will Say This a Reason

Vem Ser Educação – Ensino Bilíngue – 30.09
Penteado Maluco no Terceirão 2021