CMB realiza I Simpósio de Estudos sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

CMB realiza I Simpósio de Estudos sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Durante o dia de quarta-feira (28), estudantes do Ensino Médio do Colégio Madre Bárbara – Rede ICM participaram do “I Simpósio de Estudos: tecendo práticas entre ser humano e ambiente”. O evento com caráter científico-acadêmico propôs o compartilhamento de conhecimentos, ideias e descobertas, promovendo a reflexão das temáticas de mundo e da realidade ambiental, que impacta diretamente o cotidiano. A abertura do encontro contou com a presença da Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul, Marjorie Kauffmann e do professor Luiz Allan Retanh Vaz, Kaingang da metade Kanhru.

Idealizado pelos professores dos Itinerários Formativos do Madre Bárbara, o objetivo foi levar para a discussão diferentes contribuições e abordagens do saber ambiental, na perspectiva de uma decolonialidade epistemológica, lançando luz para a realidade das mudanças climáticas e o modo como a sociedade civil organizada, os movimentos ambientais, os governos e organismos internacionais têm pensado e mobilizado ações que vão na direção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (COP) e da Conferência das Partes (C40). O desafio dos professores foi “reflorestar mentes”, provocar estranhamentos, inquietações e atitudes.

Após as perguntas para os palestrantes, os estudantes foram separados em grupos, integrando as turmas de 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do Ensino Médio, para que pudessem fazer uma síntese de proposta, pensando o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável em relação ao contexto regional e para apontarem uma proposta de intervenção focada na realidade local. Entre as temáticas, estiveram: Água e saneamento; Energias renováveis; Ecossistemas terrestres e biodiversidade; Produção e consumo sustentáveis; Inovação e infraestruturas; Cidades e comunidades sustentáveis e Parcerias para o desenvolvimento. Ao fim, os estudantes fizeram a apresentação das temáticas, objetivos e propostas de intervenção.

De olho no futuro do planeta

A Secretária do Estado, Marjorie Kauffmann, achou de extrema importância o evento e ficou impressionada com a forma que os estudantes colocaram e introduziram as perguntas. “Muito importante sair da teoria e trazer para a vida real, porque as novas gerações precisam ter um olhar holístico, ampliando a visão sobre o mundo. O Simpósio foi muito legal, percebi todos muito atentos e parabenizo pela iniciativa do colégio”, diz a Secretária ao perceber o nível de maturidade dos jovens e admitir que não esperava tanta experiência, já que muitos adolescentes ainda estão alheios a realidade. Marjorie estudou no Madre Bárbara durante toda a caminhada escolar e hoje é mãe da escola. “Trouxe um pouco da minha história pessoal e profissional e falei das estruturas de governança de política ambiental, nacional, estadual e municipal, apresentando dentro da estadual quais são os principais projetos e vertentes e como tocam as comunidades. “Interessante perceber o quanto os estudantes estão inteirados e planejando projetos para o futuro. Queremos cada vez mais essa participação da sociedade e da juventude nas decisões”, diz.

O professor Luiz Allan Retanh Vaz, Kaingang da metade Kanhru, graduado em Ciências Biológicas e professor bilíngue Kaingang, adorou a iniciativa da instituição de fazer com que o estudante busque conteúdo, conhecimento e soluções futuras. “A escola acertou com o tema do Simpósio, abriu a mente dos estudantes e também foi plantada uma semente no coração destes jovens que estão prestes a escolher uma carreira. “Fiquei muito feliz com o convite, viemos partilhar o que vivemos, o que pensamos, como cidadãos brasileiros e como professor educador que hoje trabalha na área da saúde. Estou grato em trazer um pouco da nossa vivência para eles”.

O Desenrolar das Descobertas – Níveis 1
De mãos dadas no nível 5