CMB realizará Concurso de Vídeo-Oratória, Concurso de Leitura e Festival de Monólogos

CMB realizará Concurso de Vídeo-Oratória, Concurso de Leitura e Festival de Monólogos

A noite de quarta-feira (19) foi de diálogo sobre produção de vídeos, oralidade e dramatização para as turmas do Ensino Médio do Colégio Madre Bárbara – Rede ICM. A palestra online pela plataforma Google Meet foi dividida em dois momentos, conduzida pelo jornalista Marcus Staudt, professor do curso de Comunicação Social da Univates e editor-chefe de jornalismo da TV Univates. O encontro contou com dicas e exemplos de como melhorar a dicção, postura, respiração, enquadramentos, iluminação, edição, linguagem e o receio de falar para um público. As palestras fazem parte anualmente das atividades de preparação para os eventos Concurso de Vídeo-Oratória e Festival de Monólogos.

Este ano, o Concurso de Vídeo-Oratória, em sua sétima edição, destina-se aos alunos do 1º ano do Ensino Médio e terá como tema “O Mundo Pós-Pandemia”. Já o Festival de Monólogos ocorre em sua primeira edição e destina-se aos alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio, que terão desafios diferentes: enquanto o 2º ano trabalhará com monólogos em Língua Portuguesa, o 3º ano terá fará monólogos em Língua Inglesa.

A professora responsável pela vídeo-oratória dos 1ºs anos do Ensino Médio será Aline Konrath. Para o Festival de Monólogos dos 2ºs anos será a professora Francieli Winck e as professoras Elisete Laste e Tatiana Sturmer coordenam o Festival de Monólogos do 3º ano em Inglês. O Concurso de Leitura ocorrerá no Ensino fundamental do 6ºs ao 9ºs anos e terá as categorias: português 6ºs e 7ºs anos com a professora Rosana Scherer, inglês nos 8ºs anos com a professora Tatiana Sturmer e espanhol nos 9ºs anos com a professora Sônia Vittorazzi.

A professora Aline salienta que o Festival de Cinema e o Concurso de Vídeo-Oratória são eventos tradicionais no Ensino Médio do Colégio e apesar desse ano ser atípico, não mediram esforços para que o evento acontecesse, mesmo com adaptações. “O Concurso de Vídeo-oratória sofreu poucas alterações, basicamente a ausência da noite do Concurso. Já o Festival de Cinema foi substituído pelo Festival de Monólogos, justamente pois o primeiro exigia a realização de um trabalho em grupo. Desse modo, para que possamos manter esse evento cultural, substituímos o curta pelo monólogo, que é um gênero teatral”, conta.

O palestrante Marcus Staudt afirma que atividades como estas fazem com que os alunos possam utilizar diferentes recursos, em espaços desafiadores e divertidos para desenvolver o aprendizado. “Arriscar agora irá garantir o acerto futuro. Em um mercado de trabalho competitivo, saber dominar as novas tecnologias e também questões de relacionamentos pessoais irá possibilitar formas de destaque no dia a dia profissional e pessoal”.

A noite do evento presencial será substituída por Lives que serão realizadas em setembro através do Youtube, abertas à comunidade. O Festival de Monólogos será na noite 14 de setembro, o Concurso de Vídeo-oratória 15 de setembro e o Concurso de Leitura dia 16 de setembro. Todos a partir das 19h.

Ensino Médio participa de encontro “Univates na Estrada”
Releitura do Retrato da Tarsila do Amaral