Colégio Madre Bárbara completa domingo 125 anos de história

Colégio Madre Bárbara completa domingo 125 anos de história

No dia 30 de janeiro, o Colégio Madre Bárbara – Rede ICM comemora o aniversário de 125 anos de história no município de Lajeado e região. No domingo, para comemorar a data, aqueles que passarem em frente à instituição poderão prestigiar uma nova iluminação, contemplando a fachada. Atualmente, a instituição de ensino conta com aproximadamente 1200 estudantes matriculados da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Há 32 anos trabalhando no Madre Bárbara, sendo 13 deles como diretora, Maria Elena Jacques afirma que o crescimento da escola, entre outros fatores, deve-se à expansão da Educação Infantil em 2015. O segmento conta com hoje com 29 turmas de crianças de 0 a 5 anos. “Muito nos honra e nos alegra celebrar esse aniversário recebendo gerações de famílias e muitos novos alunos sendo fruto de um trabalho de comprometimento e acolhimento”, salienta a diretora ao agradecer os ex-alunos, colaboradores e todos que passaram pelo Madre Bárbara, que fizeram parte da história e deixaram sua marca na instituição.

Maria Elena agradece aqueles que se sentiram pertencentes desde a primeira vez que entraram no Madre Bárbara, instituição que contribui na formação do ser humano, dando a oportunidade de aprimorar e aperfeiçoar os valores já cultivados nas famílias. A diretora se sente grata por ver as famílias acreditarem e confiarem na proposta pedagógica alicerçada em valores, missão, visão e princípios. “Obrigada Deus e as nossas Irmãs do Imaculado Coração de Maria, pois elas solidificam a missão, o trabalho e a dedicação. A fundadora Bárbara Maix, nossa inspiração, foi a mentora e inspiração pela existência da Congregação das Irmãs. Agradeço a todos os professores, funcionários, alunos, ex-alunos, famílias, Associação de Pais e Mestres (APM) e Grêmio Estudantil (Gembar) por fazerem parte e estarem conosco nesse desenvolvimento constante”.

Novidades para 2022

Para este ano de 2022 os investimentos serão em um novo Laboratório de Ciências, Física, Química, Biologia e Matemática. O espaço será inovador com material didático para que os professores possam tornar as aulas mais práticas e interativas. O local será utilizado por estudantes e professores da Educação Infantil ao Ensino Médio.

O Ginásio Poliesportivo está sendo revitalizado, tornando adepto à acessibilidade, com o investimento de duas plataformas, proporcionando assim para a comunidade e região um acesso adequado para todos. Também estão sendo inseridas plataformas de acessibilidade na tesouraria e secretaria do Colégio. Além disso, serão feitas diversas aquisições de materiais pedagógicos para implantação do Novo Ensino Médio e a revitalização do salão de eventos.

Na área da tecnologia foi feito um investimento expressivo em chromebooks e notebooks. Está sendo preparado um Espaço Colaborativo para os alunos e professores e terão também aprimoramentos na sala do T.I.

 Nas lembranças dos que retornam

A Irmã Iris Borges está com 81 anos e segue com a mesma vitalidade e força de 33 anos atrás, quando iniciou seu trabalho no Madre Bárbara. Muitos ex-alunos, que retornam hoje com seus filhos para a instituição, lembram com carinho da presença constante e de todos os aprendizados que tiveram com a Irmã. “É muito gratificante ver os ex-alunos voltando à instituição, muitos trazendo filhos e netos sendo uma alegria grande contar e conviver com eles na escola”.

A Irmã se sente muito feliz em passar a história da fundadora Bárbara Maix para as crianças, promovendo cada vez mais o seu legado. Sempre positiva, traz grandes expectativas para 2022, acreditando que tudo dará certo para continuarem a oferecer uma formação humana e pedagógica de excelência para os estudantes.

Ex-aluna recente, mas com saudades

A ex-aluna Natália Girelli se formou no fim de 2021 no 3º ano do Ensino Médio e confessa que já sente saudade de tudo que viveu no Madre Bárbara. Após 12 anos de escola, Natália sempre teve a instituição como segunda casa, se sentindo acolhida e extremamente lisonjeada em ter crescido em uma escola humana que transmite valores tão importantes e faz papel tão lindo na formação de futuros cidadãos. “Está sendo triste me despedir, pois criei muitos laços que tenho certeza que levarei para a vida toda. O Madre se tornou parte da minha vida e vou levar no coração para sempre”.

Natália define o Madre Bárbara através das palavras: amor, acolhimento, profissionalismo e transformação. “Pude ver que aqueles que trabalham no Madre, exercem suas funções com amor porque gostam do que fazem e transmitem isso para todos. Para os que ficam, digo para aproveitarem ao máximo cada momento e fazer com que as memórias sejam inesquecíveis”, salienta.

Abraço simbólico e nova iluminação fazem parte da celebração dos 125 anos do CMB
Quarta Semana do CMB: Edição Férias