Oração pelo Dia da Esperança

Na manhã desta segunda-feira (18.03) o Serviço de Pastoral Escolar do Colégio Madre Bárbara – Rede ICM representado pelo Professor David Orling e a Professora Carla Markus homenageou a data celebrada no domingo (17), aniversário de Morte de Bárbara Maix. O Professor David realizou a leitura de um texto alusivo à data com uma oração pelo Dia da Esperança. As entradas do colégio também contaram com uma simbologia especial. Confira:

DIA DA ESPERANÇA – 17/03/2024

MORTE DE BÁRBARA MAIX – 17/03/1873

A morte de Bárbara Maix, resgata o testemunho de sua vida como mulher comprometida com o Reino de Deus e disponível para a construção de uma missão engajada na existência humana. Celebrar esse dia em unidade de Rede ICM, compromete-nos a dar continuidade ao Carisma e Missão vividos por Bárbara, deixando-nos conduzir pela sua mística, traduzida nas virtudes em seu mais alto grau. Nossa oração, neste momento, quer ser uma memória do que foi a vida de Bárbara Maix, que desde jovem, mesmo enfrentando diversas dificuldades, foi uma mulher que amou muito a Deus e aos irmãos, sendo atenta aos valores cristãos, sobretudo, a dignidade humana, a paz e a fraternidade. Nas dificuldades diárias da vida, Bárbara animava as irmãs dando conselhos   dizia para que entrassem no seu quarto em silêncio e ouvir Deus que lhe falava
ao coração.

O que Bárbara diria hoje para nós? Quais são as nossas preocupações? De que forma acontece em nossa vida a transformação? Somos responsáveis para que haja mais paz nesse mundo? Na morte de Bárbara, uma irmã chamada Jacinta assim se expressou: “Desde a tua infância já foste bela flor de ardente amor a Deus. Fostes um lírio delicado e
branco até a sepultura. Foste uma rosa cheia de espinhos e espalhaste o mais agradável aroma. Foste como um girassol, com olhar sempre voltado para Deus, para o céu. Neste teu jardim se expandiu também o sempre-verde da esperança, multiplicação das mais belas e raras flores de toda a sorte de virtudes. No jardim do teu coração passeava Deus.” Por tudo isso, recebemos do nosso Pai Celestial, o espólio espiritual, da nossa fundadora, Bárbara Maix, companheira de jornada e missão, amiga, conselheira e mãe emprestada de filhas e filhos adotados em sua caminhada terrena.

Então confiando na herança humana e espiritual a nós confiados, façamos a oração que Jesus nos ensinou: Pai nosso que estás no Céu…

Retornar é viver e relembrar de nossos hábitos diários
Vivências e exploração no Ateliê – Nível 1D