Estudantes contam experiência de participar da Startup Weekend

Estudantes contam experiência de participar da Startup Weekend

Os estudantes que participaram da Startup Weekend 2023 estiveram conversando com todo o Ensino Médio na manhã dessa quarta-feira (04.10) sobre a experiência. Com a temática Educação, se divulgou para os estudantes participarem do SW, pensando nas oportunidades, no desenvolvimento e na formação integral do ser humano. A SW, é um evento organizado pela Startup Taquari Valley, que proporcionou o contato com as pessoas dos mais variados setores/segmentos/idades. Os estudantes puderam olhar para o futuro e aprenderem mais sobre a caminhada profissional, os problemas, soluções e desafios que podem encontrar na tomada de decisões. O Colégio Madre Bárbara incentiva e trabalha muito no Novo Ensino Médio, sendo um dos eixos estruturantes o Empreendedorismo, que estimula o espírito de liderança, a criatividade, o protagonismo. Tudo o que vivenciaram no fim de semana participando da SW veio contribuir na prática para os conceitos trabalhados em aula. Alguns representantes estiveram na noite de terça-feira (03.10) participando ao vivo do Programa Pense da Rádio A Hora e falando sobre os aprendizados.

O estudante do Terceirão, Caetano Lopes, conta que estar em um ecossistema de criação e de inovação em seu estágio mais puro talvez seja uma das principais considerações a serem feitas sobre o Startup Weekend de Lajeado. “Mesmo assim, nada seria tão incrível se não contasse com pessoas com tantas experiências e dicas a compartilhar: os mentores. O contato com eles, com certeza, fez a diferença no nosso aprendizado e nas perspectivas que construímos ao longo dessas 54 horas”, destaca.

Para o Colégio, foi muito importante e especial poder entender através da fala deles toda a vivência, as expectativas que tinham, como foi trabalhar em equipes com pessoas que nunca tinham visto, os desafios na hora de pensar, planejar e criar uma startup, as oportunidades que teriam e o que levarão para a vida de aprendizado. Parabéns estudantes, vocês nos orgulham muito!

Confira mais fotos e algumas das startups:

StudyHero

A “StudyHero” surgiu a partir de uma problematização: a desmotivação dos alunos das escolas privadas no pós-pandemia. Composto de cinco integrantes, dentre eles, Júlia Kist, Laura Neuls e Raíssa Henz, que são estudantes do Colégio Madre Bárbara. A proposta principal do projeto foi a criação de uma plataforma de gamificação que permitiria que os alunos experimentassem dos dois mundos: o gosto pelos jogos e os estudos. Com a postagem de tarefas de acordo com a necessidade dos professores, os alunos teriam possibilidade de receberem notas extras caso se destacassem, além de outros benefícios. Essas tarefas seriam disponibilizadas em formato de jogos, semelhantes ao Kahoot, por exemplo, permitindo que os professores costumizassem esses jogos ou os buscassem em um marketplace. Além disso, a plataforma contaria com moedas, que permitiriam o aluno costumizar seu personagem e comprar acessórios para ele. Assim, a partir de uma metodologia ativa e engajadora, o aluno se tornaria o herói da própria história.

HUB.SIX

A HUB.SIX é uma startup desenvolvida no SW que procura a educação e a qualificação de empreendedores iniciantes com o objetivo de colocá-los no mercado de forma sólida por meio de capacitações que contam com às áreas mais importantes de um negócio: administrativa, comercial, contábil, marketing e jurídica. Além disso, como diferencial competitivo, a HUB.SIX busca direcionar esses empreendedores diretamente para empresas de consultoria, que poderiam aumentar sua base de clientes e, ao mesmo tempo, auxiliar de forma mais econômica aqueles CNPJs em estágio inicial de desenvolvimento. Nosso maior sonho? Diminuir a taxa de mortalidade de empresas e contribuir para a geração de emprego no Brasil.

Valle Saber

O Valle Saber é uma comunidade colaborativa educacional, a qual tem como seu objetivo conectar os professores, visando a troca de boas e eficientes práticas pedagógicas dentro de uma plataforma digital. A plataforma é desenvolvida para professores que procuram dinâmicas e práticas criativas. Essa plataforma permite que professores compartilhem, avaliem e comentem sobre práticas de outros professores já presentes na plataforma. Além disso, é possível criar conteúdos próprios e postar para outros docentes, que buscam um espaço acolhedor e agradável para qualquer profissional docente que deseja desenvolver suas aulas de maneira criativa e eficiente.

Cultura-te

Cultura-te é um marketplace para serviços culturais, conectando alunos interessados em aprender alguma língua nova, instrumentos, pintura, teatro, etc com os mais aptos professores para ensinar-lhes. Facilidade e comodidade são chaves para nosso recém criado negócio!

Voovó

A ideia desenvolvida pelo meu grupo começou sendo o “Te ajudo Vovó”, que consistia em um app com tutoriais e dicas sobre como utilizar a tecnologia, redes sociais e o próprio celular melhor. Ele teria planos: Comum, Pago e Premium, cada um com suas vantagens. Mas, com o decorrer do final de semana, a gente mudou o nome pra Voovó e começou com um MVP sendo uma comunidade no Whatsapp, Facebook e instagram. Após um tempo, o plano era desenvolver um app.

Educolega

A Educolega é uma inovadora startup educacional que se dedica a conectar estudantes através de uma plataforma que permite a criação, compartilhamento e consumo de conteúdos educacionais. Nossa abordagem se concentra na linguagem dos alunos, já que é tudo feito por eles, tornando o aprendizado mais acessível e confortável, incorporando elementos do seu cotidiano.

Música e exploração sensorial ao ar livre
Ex-aluna e jornalista bate-papo e fala da profissão com os estudantes